Depois das elevadas multas em Itália e da acção por parte da Deco contra a Apple em Portugal, chegou a vez da União Europeia investigar as práticas da Apple relativamente às garantias proporcionadas aos seus produtos.
De acordo com o Gigaom, Viviane Reding, Comissária de Justiça da UE, escreveu aos países membros a pedir que verifiquem se a Apple anuncia correctamente os direitos dos cidadãos Europeus relativamente aos dois anos de garantia, aquando da compra dos produtos.
“A Apple anuncia de forma proeminente que os seus produtos incluem um ano de garantia mas não indica claramente que os consumidores têm automaticamente direito a um mínimo de dois anos, de acordo com as leis Europeias”, escreveu Reding. “Estas práticas são inaceitáveis”.
Apesar da multa em Itália e da acção da Deco, continua a ser difícil perceber no site da Apple Portugal que tipo de garantias presta, exactamente a empresa. Tomando como exemplo o mais recente produto estrela, a página de compra do iPhone 5 não é clara a este respeito. Aqui, a descrição das especificações indica que o smartphone inclui “Garantia de hardware limitada de 1 ano”. É preciso pesquisar com bastante atenção o site da Apple para descobrir, no fundo da página e a letras pequenas, uma ligação para a “Garantia legal da UE”, um link com uma tabela que explica as diferenças entre os vários tipos de garantias existentes.
Fonte: Exame Informática