Site Meter

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Google apresenta três novos dispositivos Nexus com Android 4.2


A Google apresentou oficialmente o smartphone Nexus 4 em parceria com a LG, o tablet Nexus 10 em parceria com a Samsung, e uma nova versão do Nexus 7 da Asus com ligações de banda larga. O Nexus 7 chega já à meia noite aos principais retalhistas em Portugal. 


Quarto smartphone Nexus, primeiro com carregamento wireless 

O Nexus 4 tem um ecrã True HD IPS Plus com uma resolução de 1280x768 pixéis, um processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro de quatro núcleos a 1,5Ghz e uma memória RAM de 2GB. O telemóvel tem ainda uma câmara traseira de oito megapixéis e uma frontal de 1,3 megapixéis, tem uma bateria de 2100 mAh e tecnologia NFC. 

O smartphone construído em parceria com a LG tem um peso de 139 gramas e uma espessura de 9,1 milímetros. Uma das novidades do Nexus 4 está relacionada com a possibilidade de o dispositivo suportar carregamentos sem fios. O telemóvel estará disponível em dois modelos, de 8GB e 16GB, e nenhum dos dois suportará ligações 4G. 



A versão de 8GB tem um preço de 299 dólares e a versão de 16GB será comercializada por 349 dólares. O smartphone começa a ser vendido no dia 13 de novembro através do Google Play em sete países, entre os quais estão Espanha, França e Alemanha. 

Nexus 10 com melhor qualidade de imagem que o iPad 

O Nexus 10 é o tablet construído em parceria com a Samsung e que eleva a fasquia da qualidade de imagens nestes dispositivos. O dispositivo tem um ecrã de 10,1 polegadas com uma resolução de 2560x1600 pixéis, o que se traduz em 300 pixéis por polegada (ppi), contra os 264 ppi do iPad de quarta geração. 

A Google destaca além do ecrã a capacidade de vida útil que a bateria do Nexus 10 tem, que aguenta nove horas de reprodução de vídeo e cerca de 500 horas em standby. As duas colunas frontais do dispositivo móvel também são uma característica que mostra uma evolução relativamente ao modelo anterior, o Nexus 7. 

Em comunicado de imprensa não foram revelados muitos detalhes sobre o tablet, mas especula-se que venha equipado com um processador de quatro núcleos, 2GB de memória RAM, uma câmara traseira de cinco megapixéis, Bluetooth 4.0 e NFC.

O Nexus 10 será comercializado em versões de 16Gb e de 32GB, por 399 dólares e 499 dólares respetivamente. Ficará disponível nos mesmos mercados que o Nexus 4 e no mesmo dia, 13 de novembro. 


Sete polegadas sempre ligadas à Internet 

A empresa norte-americana revelou ainda novas versões do Nexus 7, o tablet construído em parceria com a Asus. O dispositivo "intermédio" da família Nexus está agora também disponível numa versão de 32GB de armazenamento interno. A versão de 8GB deixa de ser comercializada e a versão mais básica e barata passa a ser o Nexus de 16GB (199 dólares), seguida da versão de 32GB (249 dólares). Estas versões têm apenas suporte a redes Wi-Fi, o que limita a conetividade do tablet. 

Mas a Google anunciou ainda uma versão de 32GB com suporte a ligações HSPA+ que terá um preço de 299 dólares. Todos os tablets Nexus 7 serão vendidos através do Google Play nos principais mercados mundiais, no qual Portugal não se encontra, a partir de dia 13 de novembro. 

Já o Nexus 7 de 32GB estará disponível para venda em Portugal a partir da meia-noite de hoje por 249 euros nas principais lojas de retalho nacionais. 


A Google em três tamanhos e todos com Android 4.2 

Tanto o Nexus 4, como o Nexus 7 e o Nexus 10 terão acesso à nova versão do sistema operativo do robô verde. Apesar da mudança de número, a designação continua a ser a mesma: Android Jelly Bean. 

A nova versão traz algumas melhorias relativamente ao Android 4.1. A nível de câmara existe agora o Photo Sphere que permite tirar fotografias em modo panorâmico, mas para qualquer direção que o utilizador queira. O software fará depois uma colagem de todas as imagens captadas o que resulta numa fotografia imersiva que representa com fidelidade o ambiente envolvente aquele em que o utilizador se encontrava. O Photo Sphere tem integração com outros serviços da empresa como o Google+ ou o Google Maps.

O novo Android traz ainda o Gesture Typing, um teclado que funciona ao estilo swype em que o utilizador arrasta os dedos pelas letras para escrever de forma mais rápida. Existe ainda uma nova opção chamada de Miracast que permite duplicar os conteúdos multimédia do telemóvel na televisão através de uma ligação Wi-Fi. 

O Google Now, serviço de sugestões dos smartphones Android Jelly Bean, está mais completo e agora oferece cartões com informações sobre restaurantes, eventos que decorram perto da localização onde o utilizador se encontra e permite até confirmações de hotéis. 

Nenhum dos dispositivos móveis anunciado é verdadeiramente uma surpresa tendo em conta a quantidade de rumores, imagens e vídeos que surgiram nas últimas semanas relacionados com os novos Nexus da Google. E nem mesmo o cancelamento do evento em Nova Iorque por causa do furacão Sandy impediu a gigante de Mountain View de revelar as novidades.

Fonte: TeK