Site Meter

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Música gratuita online: Spotify chega a Portugal

O serviço de 'streaming' de música Spotify foi oficialmente lançado hoje em Portugal e já está disponível online, depois de ter chegado a acordo com as maiores editoras no mercado nacional e também com as editoras “indie”.


As Volvo e a TMN são os primeiros parceiros oficiais do lançamento e durante os próximos meses vão fazer campanhas de promoção do serviço, que permite ouvir milhões de músicas de forma gratuita e legal.
"Cada vez que lançam num país novo, os acordos são negociados 'a priori' para que tudo esteja acordado e devidamente legalizado", frisa fonte da empresa.

O catálogo tem 20 milhões de músicas e o serviço pode ser utilizado no computador ou descarregado para smartphone, tablet, sistema de som com ligação à internet e outros dispositivos compatíveis.

Aceda aqui ao Spotify para Portugal.

Entre os vários serviços de 'streaming' que estão disponíveis no mercado europeu, como o Deezer ou Rdio, o  Spotify é sem dúvida o mais popular. Foi criado na Suécia há seis anos e conquistou uma fatia importante do mercado, mas demorou mais que o esperado a estar disponível em Portugal.

Para usar o serviço, basta pesquisar por artista, álbum ou canção e carregar no ‘play’. A componente social também está integrada, sendo possível explorar as bibliotecas dos amigos, artistas ou celebridades com gostos semelhantes (ou diferentes). Inclui ainda um serviço de rádio, selecionável através do género música.

Veja o vídeo de lançamento em Portugal:



De acordo com a empresa sueca, existem já vinte milhões de utilizadores no Spotify. O modelo de negócio do site é suportado em publicidade e em subscrições. A assinatura mensal custa 3,49 euros e permite uma utilização livre de anúncios e de compromissos. A assinatura 'premium' custa 6,99 euros por mês e além de não ter publicidade também permite descarregar a música que se quiser e ouvi-la offline. 

"Unir publicidade de áudio a publicidade visual não só é uma das estratégias mais poderosas de marketing online como também uma das formas mais utilizadas publicidade em Portugal e no resto da Europa”, refere Yann Thebault, diretor geral da Spotify, no comunicado de lançamento do serviço.


A contrapartida para os anunciantes, que sustentam o site, é que têm acesso privilegiado ao público-alvo e podem experimentar vários tipos de abordagem. Existe o formato áudio e digital (publicidade áudio sincronizada com o digital a funcionar em tempo real); há uma Interface de Programação de Aplicações, para criar campanhas usando o catálogo; existe ainda a Lightbox Spotify, que permite a utilização de conteúdo multimédia (por exemplo, um vídeo, áudio, passatempos ou publicitar uma publicação do Twitter); por fim, a página do publicitário, em que é possível deter um espaço próprio no Spotify integrado na plataforma que dá ao anunciante a oportunidade de criar campanhas mais longas. 

"Os amantes da música podem descobrir e partilhar música com amigos através da grande sincronização que o Spotify tem com o Facebook. Quando os utilizadores partilham conteúdo comercial, como uma playlist com publicidade, isto naturalmente cria um efeito viral nas campanhas de publicidade", refere ainda o comunicado.

Fonte: Dinheiro Vivo