"Cacifo virtual" criado por Kim Dotcom e lançado em Janeiro já tem mais de três milhões de utilizadores
O fundador do Mega - e do extinto MegaUpload - Kim Dotcom |
Kim Dotcom planeia lançar um serviço de e-mail encriptado como oferta aos utilizadores do Mega. Este tipo de websites de alojamento de ficheiros são conhecidos como virtual lockers, ou "cacifos virtuais" e valeram já a Dotcom, fundador do Mega e do, já extinto, MegaUpload, uma ordem de extradição da Nova Zelândia, onde actualmente reside com a sua mulher e filhos, para os EUA, por acusação de violações ao copyright.
O empresário de 39 anos, de origem alemã, falou aos jornalistas do The Guardian, em Londres, via Skype, onde disse que o serviço de alojamento já alcançou os três milhões de utilizadores desde o seu lançamento em Janeiro. "Levou ao Dropbox dois anos a alcançar" essa marca, sublinha Dotcom, que divulgou também o próximo passo dado pelo Mega: "vamos estender isto para um serviço seguro de e-mail, totalmente encriptado, para que [os utilizadores] não se tenham de preocupar se o governo ou o fornecedor de internet lhes vão ler os e-mails".
Dotcom tenta, neste momento, recorrer da decisão de extradição para os Estados Unidos, onde será julgado pelas operações feitas através do MegaUpload, encerrado em Janeiro do ano passado, quando a polícia neozelandesa o deteve e a membros da equipa. As verbas do MegaUpload foram, na altura, congelados, e assim se mantém - segundo afirmações hoje tecidas pelo seu fundador, que diz que a sua equipa de defesa legal continua sem receber pagamentos desde o ano passado. Ainda assim, Dotcom considera-os "a melhor equipa legal que o dinheiro não consegue comprar".