Site Meter

domingo, 24 de fevereiro de 2013

[Especial Óscares] As curiosidades da estatueta dourada

A noite da entrega dos Óscares é conhecida pelas surpresas, belos vestidos e muito glamour. Porém, há curiosidades sobre os nomeados e na história da própria cerimónia que não se pode deixar de referir.


Os principais nomeados deste ano já arrecadaram, no total, 320 milhões de euros em bilheteira desde que foram anunciados. É a primeira vez em 16 anos que tal acontece.

Emma Watson (A Hermione da saga Harry Potter) participou no casting para o papel de Cosette, em "Os Miseráveis". O papel foi dado a Amanda Seyfried.

Piscine Molitor Patel, o Pi de "A Vida de Pi", deve o nome a uma piscina em França.

A actriz Emmanuelle Riva, Anne em "Amour", é a mais velha actriz alguma vez nomeada para os Óscares, com 84 anos, batendo o recorde anterior pertencente a Jessica Tandy. Tandy fora nomeada e acabaria por vencer o galardão de Melhor Actriz Principal pelo filme "Miss Daisy", aos 80 anos.

A mãe de Quvenzhané Wallis, de "Bestas do Sul Selvagem", confessou ter mentido para que a filha pudesse participar no casting. O realizador, Behn Zeitlin, pedia um mínimo de seis anos, quando Wallis tinha apenas cinco. A criança, conhecida pelo diminutivo Nazie pela equipa do filme, conseguiu o papel, deixando para trás quatro mil candidatos. Quvenzhané é a mais jovem nomeada ao papel de Melhor Actriz Principal...

...O que faz com que, nesta cerimónia, estejam, na mesma categoria, nomeadas a mais nova e a mais velha actrizes.

Para dar a ideia de que "Argo" foi filmado nos anos '70, Ben Affleck rodou em película normal, cortou os frames em metade e aumentou-os 200% para ganhar grão.

O  16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, foi a "estrela" de dois filmes em 2012. No entanto, não os confunda: o filme nomeado, "Lincoln", é uma bio-pic, enquanto que em "Diário Secreto de Um Caçador de Vampiros", Lincoln descobre que os vampiros têm um plano para governar os Estados Unidos.

Os filmes mais nomeados de sempre para vencer "o careca dourado" foram "Titanic", em 1997, e "All About Eve", em 1950, com 14 nomeações cada um. O primeiro arrecadou 11 galardões, enquanto que "All About Eve" apenas venceria seis das 11 categorias.

"O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei" esteve nomeado para 11 estatuetas, ganhando todas as categorias a que estava proposto. Anteriormente, "Ben-Hur" também já tinha ganho 11 das 12 nomeações.

Os nomeados que saíram mais desiludidos foram "The Turning Point" e "A Cor Púrpura", com 11 nomeações cada. Nenhum levou para casa um único Óscar.

Na história dos Óscares, houve categorias que só existiram nas entregas de 1927/28, tendo sido retiradas ou englobadas noutras: Melhor Engenharia de Efeitos, Melhor Entretitulagem e Melhor Qualidade Artística de Produção.

Em 2001, numa referência ao filme 2001: Odisseia no Espaço, a cerimónia começou com a banda sonora clássica da produção de Stanley Kubrick, "Also Spracht Zarathustra", de Richard Strauss.

Em 2003, Julianne Moore foi nomeada simultaneamente para as categorias de Melhor Actriz Principal ("Far From Heaven") e Secundária ("As Horas").

Em 1995, Tom Hanks entra para a história como o primeiro actor em 56 anos a vencer o prémio de Melhor Actor Principal em dois anos consecutivos: em '94 com "Filadélfia", e um ano depois com "Forrest Gump".

A edição de 1981 foi adiada por 24 horas, depois de um atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan, que levou um tiro próximo ao coração e ficou inconsciente por 15 horas.

Em 1987, Oliver Stone competiu contra ele mesmo na categoria de Melhor Argumento, pelos filmes "Platoon" e "Salvador". 

Em 1976, Jack Nicholson ganhou a primeira estatueta da sua carreira por "Voando Sobre Um Ninho De Cucos" e é reconhecido mundialmente. No discurso, agradeceu a um agente que dez anos antes tinha aconselhado que ele deixasse a carreira de actor. Louise Fletcher, vencedora da categoria de Melhor Actriz, agradeceu a Jack Nicholson por "fazer um manicómio realmente parecer um manicómio" no filme. Na mesma noite, ela ainda fez um discurso completo em língua gestual, já que seus pais são mudos.