Site Meter

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Última Hora: Morreu Oscar Niemeyer, o arquitecto que projectou Brasília


Oscar Niemeyer faleceu hoje, aos 104 anos, depois de estar internado desde dia 2 de Novembro por problemas renais. Na terça-feira, o seu estado de saúde debilitou-se, com uma infecção respiratória.
Pioneiro no estudo das possibilidades arquitectónicas do betão, tornou-se conhecido por ter desenhado os edifícios públicos da cidade de Brasília e o edifício-sede da Organização das Nações Unidas, este em conjunto com Le Corbusier, em 1947.

Uma das obras mais rapidamente reconhecidas é, precisamente, a Catedral de Brasília, ou Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida. O acesso à nave do edifício, inaugurado em 1960, foi deixado propositadamente mal iluminado, em contraste com o exterior soberbo e o interior, com luz natural intensa.

Apoiante acérrimo do Comunismo, Niemeyer, que completaria 105 anos no dia 15, viu, em 1964, em plena ditadura militar brasileira, a sede da revista Módulo, por ele dirigida, ser parcialmente destruída e o seu atelier saqueado. O arquitecto mudou-se, dois anos depois, para Paris, como exilado. Apenas voltaria ao Brasil, seu país natal, no início da década de 80.

Niemeyer projectou também peças de mobiliário, transportando para a madeira prensada o design curvilíneo que aplicou no betão.

Em Portugal, existe apenas um edifício desenhado por Niemeyer - o Hotel Pestana Carlton Park, no Funchal. O projecto data de 1966 - o hotel-casino foi inaugurado dez anjos depois - e é possível ver o seu esboço nos individuais do restaurante do hotel. 

Sara Pereira
Jorrnalista Freelancer