A rede social Facebook anunciou, esta quarta-feira, que as novas políticas de privacidade, com ferramentas mais simples e mais claras para gerir os conteúdos, entram em vigor na próxima semana e vão reforçar a confiança dos utilizadores.
As novas ferramentas oferecem um "melhor controlo" dos conteúdos publicados, assegurou o Facebook, numa mensagem no blogue oficial da rede social, indicando, por exemplo, que vão estar disponíveis novos atalhos para gerir as configurações de privacidade e um processo mais fácil para eliminar fotografias questionáveis, comentários ou outras informações.
"O nosso objetivo é garantir que as pessoas compreendam como podem controlar a sua informação", disse à agência noticiosa AFP, Erin Egan, responsável pelas questões relacionadas com os dados privados do Facebook.
A nova atualização vai acontecer na próxima semana e introduzirá atalhos de privacidade e explicações com linguagem acessível e menos técnica.
Uma das novidades é que quando aparecer o ícone de um cadeado, o utilizador acede a uma lista de perguntas, tais como: "Quem pode ver o conteúdo?", "Quem posso contactar?" e "Como impedir uma pessoa de entrar em contacto comigo?".
Muitas das aplicações associadas ao Facebook vão também, a partir da próxima semana, ter de pedir autorizações para aceder a informações sobre a conta do "cliente" do Facebook, contudo as alterações não abrangem todas as aplicações, designadamente os jogos.
O Facebook também vai mudar a história das atividades do utilizador para simplificar a verificação dos conteúdos publicados ou as fotografias colocadas por outros utilizadores.
O Facebook vai permitir, por exemplo, selecionar várias fotos e pedir ao autor, ou autores das publicações, para as eliminar. O utilizador pode, inclusivamente, explicar ao autor da publicação, qual o motivo que o levou à eliminação de determinada imagem onde aparece, dizendo que a faz "triste" ou a "envergonha".
Informar os membros do Facebook sobre a data em que uma publicação já eliminada no seu perfil vai voltar a estar em linha é outras das novas políticas de privacidade da rede social.
As novas regras foram votadas pelos utilizadores, mas a votação contou apenas com 1% de participações, contra os 30% que estavam fixados.
Fonte: Jornal de Notícias