Um jovem estudante grego, alegadamente membro do grupo de piratas informáticos «Anonymous», foi detido, esta segunda-feira, em Atenas por ataques contra o «site» do Ministério da Justiça, indicou a polícia em comunicado.
De acordo com as autoridades, o jovem, de 18 anos, foi detido por presumível envolvimento no grupo de jovens piratas informáticos "Greek Hacking Scene" associado ao grupo «Anonymous».
O "Greek Hacking Scene" é apontado como responsável pelo ataque informático ao «site» do Ministério da justiça grego a 2 de fevereiro em protesto contra as novas medidas de austeridade a aplicar no país em troca do novo resgate financeiro de 130 mil milhões de euros.
"Vocês são responsáveis por uma nova ditadura sobre o vosso povo ao permitirem que os banqueiros e os monarcas da União Europeia nos transformem em escravos" indicou o grupo na altura do ataque.
Além do jovem que foi detido, outros dois estudantes, de 16 e 17 anos, são procurados pela polícia pelo mesmo ataque informático.
Os três jovens podem ser acusados do crime de introdução ilegal em sistemas electrónicos e caso o ataque venha a ser provado podem ser condenados a uma pena que pode ir até a um ano de cadeia.
Fonte: Jornal de Notícias