Quando terminarem, ou perderem a paciência, deixem em comentário o número do nível a que chegaram...
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
sábado, 24 de dezembro de 2011
Tablet mais barato do mundo esgota numa semana
O tablet Aakash, criado pelo Governo da Índia em parceria com uma empresa local e considerado o mais barato do mundo, esgotou numa semana.
Os dados foram divulgados pela DataWind, a empresa que desenvolveu o Aakash com o apoio do Governo indiano, que refere que esgotou os stocks menos de uma semana após o lançamento do tablet.
O facto de custar 2500 rupias, cerca de 37 euros, e ser considerado como o tablet mais barato do mundo, poderá ter ajudado a cativar os consumidores, sobretudo a comunidade estudantil que foi a primeira a aderir ao dispositivo, revela a empresa indiana.
Apresentado oficialmente no passado mês de Outubro, o Aakash é um tablet de baixo custo com ecrã táctil, Android 2.2 e um processador de 366 Mhz, características menos potentes face a outros dispositivos do segmento.
O preço é contudo a principal característica do dispositivo, na medida em que é através deste baixo custo que o Governo indiano pretende ajudar a promover o acesso às novas tecnologias no país.
O sucesso dos primeiros dias do Aakash levaram já a DataWind a anunciar que está a preparar uma nova versão do tablet, com melhores funcionalidades mas ainda com um preço reduzido.
Fonte: SOL
Siga a viagem do Pai Natal em tempo real com o Google
O Pai Natal é, sem dúvida, um dos maiores viajantes de sempre. Agora, através de uma série de tecnologias de ponta, é possível seguir, online e em tempo real, a grande viagem do velhote das barbas brancas, graças ao Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte e ao Google. E é oficial: levanta voo às 06h00 (de Lisboa) no dia 24.
A viagem do Pai Natal pode não só ser seguida online como é mesmo um assunto para ser levado muito a sério. Pelo menos assim o garante a Norad - a sigla original do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, organização dos EUA e Canadá - que continua a tradição iniciada em 1955, quando, por um erro no número de telefone numa propaganda comercial das lojas Sears, começou a receber várias chamadas de crianças a quererem saber do paradeiro do Pai Natal. O comandante das operações desse dia, o coronel Harry Shoup, deu então instruções para que os radares buscassem o trenó. E aparentemente conseguiram detectá-lo... De tal maneira, que 56 anos depois, centenas de membros da Norad, assim como voluntários, dedicam o dia 24 a seguir os passos do Pai Natal e a responderem a milhares de telefonemas e e-mails com a localização do benemérito.
Este ano, tal como acontece desde 2004, é accionado o programa "Norad Tracks Santa" (cujo site oficial tem versão em português do Brasil) agora com uma ajudinha do Google: através do Google Maps ou com o Google Earth é possível seguir o trenó e ver por onde as renas vão guiando o Pai Natal (na noite de Natal, poderá ser seguido em 3D). A viagem também poderá ser acompanhada em smartphone.
Para seguir o benemérito velhote, a Norad tem montado um sistema de alta-tecnologia que inclui radares, satélites, câmaras do Pai Natal e jactos de combate. Tudo começa com os radares North Warning System (Sistema de Aviso Norte): um conjunto de 47 instalações, localizadas ao longo da fronteira norte da América, que avisa quando o Pai Natal abandona o Pólo Norte. Assim que o aviso é dado, satélites localizados a mais de 35 mil metros da superfície terrestre, equipados com detectores de calor, rastreiam a atmosfera em busca do nariz vermelho e escaldante do Rudolfo, a rena especial do Pai Natal.
Por fim, câmaras do Pai Natal, que começaram a ser utilizadas em 1998 e que estão posicionadas em pontos estratégicos do globo (por Portugal, conta com uma câmara em Lajes do Pico, Açores), estão agora ligadas directamente à Internet para que se possam ver as imagens do trenó em movimento.
Finalmente, os jactos de combate participam nesta missão de paz: primeiro, os CF-18 interceptam o Pai Natal quando atravessa a fronteira norte-americana, depois os pilotos dos F-15, F-16 e F-22 voam lado a lado de Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e Rudolfo.
A contagem decrescente para acompanhar a viagem do Pai Natal começou há uma semana, mas o site ofical (Norad Santa) tem jogos e brincadeiras para aliviar a ânsia da espera.
Dados técnicos do trenó (segundo Norad)
Construtor: K. Kringle & Elfos, Inc.
1.º voo (estimado): 24 de Dezembro de 343 d.C.
Base aérea: Pólo Norte
Comprimento: 75 cc (chupa-chupas)
Largura: 40cc
Altura: 55cc
Peso a levantar voo: 75.000gd (gomas doces)
Peso do passageiro na partida: 118kg
Peso das prendas na partida: 60.000 toneladas
Peso a aterrar: 80.000gd (gomas doces+gelo)
Peso do passageiro a aterrar: 570kg(depois de todos os lanches deixados pelas crianças)
Propulsores: 9pr (poder de renas)
Combustível: Feno e cenouras
Emissões: informação confidencial
Velocidade a subir: 1 "T"
Velocidade máxima: Mais rápido que a velocidade da luz
Fonte: Público
Google Maps oferece surpresa a fãs de «Senhor dos Anéis»
Dias depois de ter lançar um nevão no ecrã do computador, quando alguém pesquisa por «let it snow» no motor de busca Google, a empresa brindou os fãs da saga «O Senhor dos Anéis» com uma surpresa no Google Maps
O mais recente «Easter Egg», termo que remete para a expressão inglesa correspondente a material bónus escondido em software, da Google é dirigido aos fãs da trilogia escrita por Tolkien e surge no Google Maps, refere o Daily Telegraph.
Neste caso sempre que um utilizador procura as direcções a pé desde o Shire, terra dos hobbits, para Mordor, o local onde vive o vilão Sauron, surge a mensagem: «tenha cuidado – ninguém vai assim tão facilmente até Mordor».
A frase em causa remete para a fala de uma das personagens da saga, que chegou a ter alguma popularidade junto da comunidade de fãs daquela obra quando foi adaptada ao cinema por Peter Jackson.
Curiosamente ou não, esta prenda para os seguidores de Tolkien foi identificada pouco tempo depois de ter sido divulgado on-line o primeiro trailer oficial do filme «The Hobbit», uma nova adaptação do imaginário do escritor britânico ao grande ecrã que durante o próximo ano.
fonte: Sol
PC de 25 dólares prestes a entrar em produção
O mini computador Raspberry Pi, destinado a promover o gosto pela programação junto dos mais novos e que custa cerca de 25 dólares, poderá entrar em produção já em Janeiro
Criado por David Braben, um programador veterano especializado em videojogos, o projecto Raspberry Pi tem como objectivo incentivar os mais novos a entrar em contacto com as novas tecnologias e tomar o gosto pela programação o mais cedo possível.
O resultado é um mini computador que inclui um processador Arm, semelhante aos que surgem nos dispositivos móveis, e um sistema operativo baseado em Linux.
Num texto publicado no blogue oficial do projecto, uma colaboradora refere que as primeiras versões finais do Raspberry Pi já estão a ser testadas e a entrada em produção do dispositivo está prevista para o próximo mês, se correrem bem os testes.
Também durante o mês de Janeiro o projecto deverá abrir o período de pré-encomendas.
Assim que estiver pronto, o Raspberry vai ser comercializado em duas versões: uma sem ligação de rede, que custará 25 dólares, e outra com uma entrada Ethernet, que terá um preço de 35 dólares, avança a BBC.
fonte: Sol
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Esfera metálica caiu do céu na Namíbia
Uma bola metálica com pouco cerca de um metro de diâmetro e seis quilos caiu numa região desabitada da Namíbia. As autoridades admitem que se trate do fragmento de um engenho espacial.
A imagem do artefacto foi divulgada esta quarta-feira pelo National Forensic Institute. A bola foi encontrada a 750 quilómetros de Windhoek, a capital namibiana.
De acordo com o director da Polícia forense local, Paul Ludik, a esfera é feita de uma liga metática "conhecida pelo homem". Paul Ludik diz ainda que os habitantes da aldeia local escutaram várias pequenas explosões há cinco dias.
Feita com dois hemisférios soldados, a esfera foi encontrada numa cratera com 3,8 metros de diâmetro e 33 centímetros de profundidade.
As autoridades locais entraram em contacto com as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA) para tentar desvendar a origem do objecto.
No passado, a NASA tinha já alertado para grande número de lixo espacial em órbita da Terra, todos pairando a mais de 28 mil quilómetros por hora. Só até Julho de 2011, estavam catalogados 16094 objectos girando em redor da Terra.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
Britânicos oferecem emprego a quem decifre código
A agência Britain's Government Communications Headquarters (GCHQ) oferece emprego a quem conseguir decifrar um código publicado online.
O site canyoucrackit.co.uk tem uma série de letras e algarismos que formam um código. Quem conseguir decifrar, é redirecionado para a página de ofertas de emprego da agência e encontrará trabalho para combater ciberameaças.
O objetivo desta iniciativa é captar talento que não seria detetado num recrutamento mais normal. A iniciativa decorre até 12 de dezembro, mas já se sabe que houve pessoas que já decifraram o código. Só se podem candidatar cidadãos britânicos.
No passado, a GCHQ recrutou colocando conteúdos em jogos como Assassin's Creed, Call of Duty e Splinter Cell.
fonte: Exame Informática
Impressora em miniatura
Este conceito da Berg é uma impressora em miniatura que nos imprime os cabeçalhos das notícias, puzzles e muito mais, duas vezes por dia.
A Little Printer da Berg imprime uma coleção de material personalizado, em folhas semelhantes aos recibos que recebemos dos supermercados. As impressões incluem cabeçalhos noticiosos, meteorologia, puzzles Sudoku, listas de afazeres e muito mais.
O utilizador escolhe as fontes que quer a partir de uma app para iPhone e Android. Os dados são, depois, enviados para a pequena impressora térmica.
A Little Printer será disponibilizada no próximo ano como produto beta.
fonte: Exame Informática
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Radiohead é o primeiro nome para o Optimus Alive 2012
Depois de muitos pedidos e petições, os Radiohead vão finalmente voltar a Portugal. A banda de Thom Yorke é a primeira confirmação para o Festival Optimus Alive, que acontece entre os dias 13 e 15 de Julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.
Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, Colin Greenwood e Phil Selway vão subir ao palco principal do Optimus Alive no último dia do festival, 15 de Julho, para apresentar o oitavo álbum de originais "The King of Limbs", editado este ano. O regresso acontece dez anos depois do último concerto dos Radiohead em Portugal, quando em 2002 apresentaram, em Lisboa e no Porto, "Hail To The Thief".
Formados em 1985, os Radiohead tornaram-se numa das bandas mais importantes da história, não só musicalmente, mas também pela capacidade de inovação que demonstraram nos vários trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos.
Autores de músicas tão conhecidas e aclamadas como "Creep" ou "Paranoid Android", a banda britânica conta já com mais de 30 milhões de discos vendidos no mundo inteiro, tendo também conquistado vários prémios, como três Grammys, um Q Award e um NME Awards.
Há muito tempo que os portugueses pediam um regresso dos Radiohead a Portugal. A esperança dos milhares de fãs aumentou quando Ed O’Brien confirmou numa entrevista à rádio BBC 6 regresso da banda à estrada, revelando que a digressão já estava a ser preparada.
O músico explicou que os espectáculos vão concentrar-se em "The King of Limbs", sobretudo, e no trabalho anterior, "In Rainbows", lançado em 2007. A banda não gostou do modelo da última digressão, limitada a canções novas e a êxitos, e vai tentar uma abordagem que lhe permita um alinhamento mais coerente que popular. Os Radiohead fizeram apenas alguns concertos este ano, dos quais se destaca a passagem pelo gigante Glastonbury.
Os bilhetes serão colocados à venda na quinta-feira, nos locais habituais, pelo preço de 50 euros o bilhete diário e 99 euros o passe de três dias. A promotora Everything is New fez ainda saber que devido à alteração da taxa do IVA, a partir de 1 de Janeiro de 2012 os bilhetes diários passarão a custar 53 euros, enquanto os passes de três dias terão o preço de 105 euros.
Já disponível está o "Fã Pack Fnac Optimus Alive'12", que inclui além de um bilhete diário, uma t-shirt oficial de oferta, acesso a uma entrada exclusiva pela porta Fnac e a possibilidade de ser uma das cinco pessoas a encontrar um bilhete dourado que dá um acesso ilimitado ao Optimus Alive'12. Até ao dia 31 de Janeiro estão garantidas as quantidades necessárias para proceder à troca por um bilhete diário para dia 15 de Julho.
Formados em 1985, os Radiohead tornaram-se numa das bandas mais importantes da história, não só musicalmente, mas também pela capacidade de inovação que demonstraram nos vários trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos.
Autores de músicas tão conhecidas e aclamadas como "Creep" ou "Paranoid Android", a banda britânica conta já com mais de 30 milhões de discos vendidos no mundo inteiro, tendo também conquistado vários prémios, como três Grammys, um Q Award e um NME Awards.
Há muito tempo que os portugueses pediam um regresso dos Radiohead a Portugal. A esperança dos milhares de fãs aumentou quando Ed O’Brien confirmou numa entrevista à rádio BBC 6 regresso da banda à estrada, revelando que a digressão já estava a ser preparada.
O músico explicou que os espectáculos vão concentrar-se em "The King of Limbs", sobretudo, e no trabalho anterior, "In Rainbows", lançado em 2007. A banda não gostou do modelo da última digressão, limitada a canções novas e a êxitos, e vai tentar uma abordagem que lhe permita um alinhamento mais coerente que popular. Os Radiohead fizeram apenas alguns concertos este ano, dos quais se destaca a passagem pelo gigante Glastonbury.
Os bilhetes serão colocados à venda na quinta-feira, nos locais habituais, pelo preço de 50 euros o bilhete diário e 99 euros o passe de três dias. A promotora Everything is New fez ainda saber que devido à alteração da taxa do IVA, a partir de 1 de Janeiro de 2012 os bilhetes diários passarão a custar 53 euros, enquanto os passes de três dias terão o preço de 105 euros.
Já disponível está o "Fã Pack Fnac Optimus Alive'12", que inclui além de um bilhete diário, uma t-shirt oficial de oferta, acesso a uma entrada exclusiva pela porta Fnac e a possibilidade de ser uma das cinco pessoas a encontrar um bilhete dourado que dá um acesso ilimitado ao Optimus Alive'12. Até ao dia 31 de Janeiro estão garantidas as quantidades necessárias para proceder à troca por um bilhete diário para dia 15 de Julho.
Fonte: Público
domingo, 27 de novembro de 2011
Saiba como o Facebook sabe tudo sobre si
Funcionários da empresa revelam como a rede social sabe o que faz no seu computador
Já se sabia que esta era uma prática utilizada pela maior rede social do Mundo. Mas agora foram os próprios funcionários do Facebook que deram a conhecer a forma como a empresa monitoriza os seus utilizadores.
Tal é agora público graças a um trabalho do jornal USA Today, que falou com quatro importantes funcionários da empresa: Arturo Bejar, director de engenharia; Andrew Noyes, porta-voz; Barry Schnitt, porta-voz corporativo; e Gregg Stefancik, gerente de engenharia.
Na lista que se segue estão os principais aspectos compilados pelo USA Today:
- O Facebook não rastreia todos os utilizadores da mesma forma. Utiliza métodos diferentes para membros que se registam e estão a usar a sua conta, membros que não se registam e não membros
- A primeira vez que abre a página Facebook.com, a empresa insere cookies no seu browser. Caso se registe numa conta insere dois tipos de cookies. Se não se registar, é apenas colocado um tipo
- Os cookies registam cada vez que visita outra página utilizando o botão «gosto» ou outro plugin do Facebook, que, juntamente com os cookies, registam a hora, data e página que está a ser visitada. São ainda registadas características únicas que identificam o seu computador
- O Facebook mantém guardado o registo da sua actividade na Internet nos últimos 90 dias. Os registos de actividade com mais de 90 dias são eliminados
- Se está ligado numa conta Facebook, o seu nome, endereço de correio-electrónico, amigos e toda a restante informação do seu perfil são também guardados
Fonte: TVI24
Japão: Comeu vegetais radioactivos e agora tem leucemia
Para demonstrar que os vegetais eram comestíveis, Otsuka Norikazu comeu-os em directo
Aos 63 anos, Otsuka Norikazu, um conhecido apresentador de televisão japonês, descobriu sofrer de leucemia aguda.
Há poucos meses, Norikazu fez questão de comer, em directo, vegetais provenientes de Fukushima, depois do governo japonês ter dito que os produtos das regiões contaminadas não eram pontencialmente perigosos e, como tal, podiam ser consumidos.
Actualmente, o apresentador está hospitalizado e já iniciou o tratamento de quimioterapia e espera regressar em breve ao ecrã, avança o ‘La Vanguardia’.
Fonte: Sábado
Carlos Sousa vence 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira
A equipa luso-francesa, composta por Carlos Sousa, Mário Andrade, Cédric Duplé e Francisco Pita, venceu a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira depois de um intenso domínio na pista alentejana, bem expresso pelo facto de ter assumido o comando à 10ª hora da corrida, mantendo-o até final.
Este triunfo reforça o estatuto de Mário Andrade no palmarés de Fronteira, sendo o quarto triunfo deste português a viver há largos em França e um adepto confesso das provas de resistência de todo o terreno. Para Carlos Sousa, «a vitória acabou por ser algo surpreendente face ao modo como começámos a corrida, mas depois conseguimos recuperar e manter o comando apesar de alguns problemas que, no entanto, acabaram por não afectar a nossa performance.»
Disputada sob excelentes condições atmosféricas, a prova alentejana foi bastante movimentada nas primeiras horas, com o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) a impor o ritmo nas duas primeiras horas , ao fim das quais o BMW Oryx da equipa Vodafone passou para o comando, na altura com Miguel Barbosa ao volante.
No entanto, Dornel voltou á primeira posição quando estavam cumpridas cinco horas de corrida, numa altura em que era já evidente a recuperação de Mário Andrade e do seu Moncé Clio V6, muito perto dos lugares do pódio.
Seria à 10ª hora que os vencedores da prova assumiriam definitivamente a primeira posição, não mais a largando até ao baixar da bandeira axadrezada, numa altura em que os seus principais adversários conheciam alguns problemas, muito em especial o BMW de Miguel Barbosa, que viria a partir o turbo e a abandonar.
Na segunda posição terminou a melhor equipa portuguesa, constituída por José Amado, Américo Santos e Igor Marques, ao volante de um Nissan Navara, beneficiando de uma condução muito segura e de uma grande fiabilidade mecânica para um brilhante resultado.
O pódio ficou completo com o Renault Megane Proto da família Manfrinato - o pai, António, o filho Giovanni e o sobrinho, Michele - que travaram uma interessante luta com a equipa portuguesa , acabando por perder a segunda posição a duas horas do final, na sequência de um capotamento.
Saliência ainda para a vitória de João Rato, no Desafio Elf Mazda, com o piloto de Portalegre a assegurar o seu sucesso com o segundo lugar em Fronteira, já que Rui Lopes seria o mais rápido entre os pilotos das BT50.
Classificação final:
1º Andrade/Duplé/Sousa/Pita (Moncé Clio V6), 110 voltas em 24h 03m 07,58s;
2º Amado/Santos/Marques (Nissan Navara), a 2 voltas;
3º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 2 voltas;
4º Vanier/Fabre/Knoll /(Schmit 206), a 4 voltas;
5º Beheity/Despujols/Carpin/Letu (Behheity), a 5 voltas;
6º Correia/Charbonnier/Dubrisay/Fromont (QT Wildcat), a 5 voltas;
7º A. Perillous/Juin/O. Perillous/Torane (ORC Mégane III), a 7 voltas;
8º Passemard/Cuisinier/Combier/Coste (Toyota KDJ95), a 9 voltas;
9º Gibon/Martin/A. Bastet/R. Bastet (Bowler Wildcat), a 9 voltas;
10º Lopes/Oliveira/Pais/Costa (Mazda BT50), a 11 voltas;
Fonte: O Jogo
sábado, 19 de novembro de 2011
Viagem de carro a 744 Km/h
Os mentores do Speed Demon dizem ter batido, em setembro, o recorde de velocidade com um motor de automóvel. As imagens acabam de ser publicadas na Web - e não, não foram captadas por nenhuma brigada de trânsito.
De acordo com a equipa de desenvolvimento do veículo, o Speed Demon conseguiu superar o atual recorde de velocidade com um motor de automóvel ao alcançar um máximo de 462,345 milhas por hora (744, 072 Km/h), durante ensaios realizados no deserto de sal de Bonneville, estado do Utah, EUA.
Apesar de superar o recorde fixado nos veículos com motores de automóvel, o feito não foi aceite pela Federação Internacional Automóvel (FIA). E isto porque a FIA só atribui recordes de velocidade quando um automóvel consegue superar a anterior marca, pelo menos, duas vezes numa única hora e em troços com uma extensão mínima de 11,26 quilómetros.Com o piloto George Poteet não volante, o Speed Demon conseguiu um pico máximo de mais de 744 Km/h, mas não conseguiu repetir a façanha na hora que se seguiu devido a falhas técnicas, explica a versão britânica da Wired.
O Demon Speed está longe de ser um automóvel convencional. Dentro do veículo é possível encontrar um motor Duttweiler Hellfire de cerca de 5700 centímetros cúbicos que pode chegar aos 2200 cavalos na máxima força.O vídeo realizado pela Replay XD não só dá uma ideia do efeito causado pela deslocação de um carro a velocidades típicas de um avião, como ainda mostra o comportamento de vários componentes do automóvel enquanto se desloca.
fonte: Exame Informática
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Pré-encomenda da PlayStation Vita arranca a 30 de Novembro
A partir do final deste mês vai ser possível efectuar a pré-encomenda da PlayStation Vita, a nova versão da consola portátil da Sony com chegada ao mercado prevista para 22 de Fevereiro, nas lojas portuguesas
A data foi divulgada pela gigante nipónica, que revela que o período de pré-encomenda da nova consola portátil arranca em Portugal no próximo dia 30 de Novembro e irá decorrer durante um período de tempo «limitado».
Para cativar os fanáticos dos videojogos, quem fizer a reserva prévia da PlayStation Vita terá direito a um pack exclusivo que inclui merchandising, conteúdos exclusivos e descontos na aquisição de títulos através da PlayStation Store.
Disponível em duas versões, com 3G e WiFi ou só com WiFi, as principais características da nova consola portátil da Sony incluem um ecrã táctil OLED de 5 polegadas, touch pad traseiro, dois joysticks analógicos e outras tantas câmaras, sensores de movimento e um novo interface de utilizador renovado.
A chegada às lojas da PlayStation Vita está prevista para o dia 22 de Fevereiro e custará 299 euros na versão com 3G e WiFi ou 249 euros na versão só com WiFi.
Fonte: SOL
domingo, 13 de novembro de 2011
Videojogo "Call of Duty 3" bate recorde de vendas
O jogo "Call of Duty: Modern Warfare 3", lançado no fim da semana passada, bateu recordes de vendas nos Estados Unidos, ao ser o videojogo que mais rendeu em apenas 24 horas.
A nova encarnação do jogo de combate militar na primeira pessoa gerou, em apenas um dia, 400 milhões de dólares (cerca de 295 milhões de euros) de receitas em vendas, foi este fim-de-semana revelado pela editora Activision.
Veja aqui o trailer oficial do jogo:
O recorde não é, de qualquer forma, uma surpresa, como escreve o jornal britânico Daily Mail: já a versão anterior, 'Call of Duty: Black Ops' tinha sido recordista ao conseguir 360 milhões de dólares (265 milhões de euros) em apenas 24 horas.
Veja aqui o trailer oficial do jogo:
O recorde não é, de qualquer forma, uma surpresa, como escreve o jornal britânico Daily Mail: já a versão anterior, 'Call of Duty: Black Ops' tinha sido recordista ao conseguir 360 milhões de dólares (265 milhões de euros) em apenas 24 horas.
Ainda segundo o Daily Mail, este está a ser um bom mês para o mercado dos videojogos de guerra, com o rival da Electronic Arts "Battlefied 3" a vender 5 milhões de unidades nos EUA em apenas uma semana.
Em Portugal, o "Call of Duty: Modern Warfare 3" custa entre 59,99 (versão PC) e 69,99 euros (versões PS3 e Xbox 360), o mesmo preço do "Battlefield 3" para as consolas, sendo a versão PC deste último vendida a 49,99 euros.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Onda com 30 metros vencida na Nazaré
Maior onda jamais surfada é portuguesa
Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre. Esta onda foi apanhada por McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, no decorrer do projecto ZON North Canyon Show 2011. Tinha cerca de 30 metros de altura.
Garrett McNamara estava a fazer 'Tow In' com os surfistas Andrew Cotton (Reino Unido) e Al Mennie (República da Irlanda) na Praia do Norte, quando apanhou esta onda gigante, a maior de sempre jamais surfada no Mundo.
"Tudo parecia perfeito: o tempo, as ondas. Eu e o Cotty surfámos duas ondas grandes com cerca de 20 metros e depois, quando o Garrett estava pronto, veio uma onda do ‘canhão’ talvez com mais de 30 metros", disse Al Mennie.
O irlandês nem queria acreditar no que estava a presenciar: ''Estava escrito. Como estava a fazer segurança no jet ski fiquei no melhor lugar para vê-lo surfar a maior onda que já vi. Foi incrível. A maioria das pessoas iria parecer assustada mas o Garrett estava a controlar enquanto descia a parte crítica da onda. Foi uma surfada inspiradora por um surfista inspirador. Depois da surfada o mar acalmou. Ficamos lá só a absorver o que tinha acontecido e tudo o que estava à volta. Que dia!''
Esta não foi a priemira vez que Garrett McNamara surfou ondas gigantes na Praia do Norte, que está sob o efeito de um fenómeno conhecido como 'Canhão da Nazaré' e que proporciona a criação de ondas com um tamanho fora do normal.
De acordo com um elemento da Marinha Portuguesa, “o facto de o ‘Canhão da Nazaré’ estar perto da Praia do Norte promove uma situação de empolamento com intensidade significativa. As condições de direcção de ondulação e vento verificadas neste dia potenciam este fenómeno de empolamento”.
“Por esta hora uma das bóias de monitorização do ‘Canhão da Nazaré’ registou uma onda com cerca de oito metros ao largo da Nazaré. Com uma direcção de ondulação Oeste - Noroeste com vento favorável, é razoável concluir que esta onda sofreu um significativo efeito de empolamento característico deste local”, disse a mesma fonte.
De resto o ano passado esta mesma bóia registou uma onda com cerca de 21 metros ao largo da Nazaré, que caso tivesse beneficiado das mesmas condições poderia ter atingido uma dimensão ''assustadora'' ao chegar à praia, só que ''dificilmente teria sido surfada já que ao chegar à vertical cairia imediatamente''.
Fonte: Correio da Manhã
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Filme do Portal realizado por um fã
O popular jogo Portal, da Valve, foi transformado em filme por um fã. O resultado é digno de qualquer cinema
fonte: Exame Informática
O futuro segundo a Microsoft
Num mundo que evoluiu para lá dos PCs, a interação com a tecnologia será natural e intuitiva. Pelo menos, de acordo com esta visão da Microsoft.
fonte: Exame Informática
sábado, 29 de outubro de 2011
Porto serve de palco ao primeiro hackmeeting em Portugal
Já começou o primeiro hackmeeting português. O evento, a decorrer no Porto até domingo, 30 de Outubro, está a ser organizado pelo Hacklaviva, um hackerspace portuense.
Uma semana depois de receber um dos fundadores do Pirate Bay, o Porto volta a estar em destaque no mundo da cultura livre. Desta feita, a "culpa" é do Hackmeeting, um encontro de aficionados da cultura do desenvolvimento livre que pretende debater as "implicações sociais" da "livre circulação de saberes e técnicas".
A "tensão-integração" entre a política, a sociedade e a tecnologia serve de mote a este Hackmeeting, o primeiro do género em Portugal. Este "encontro livre e auto-gestionado" faz parte de uma alargada rede de eventos similares, realizados em Itália, Espanha, Chile, Bolívia e México desde o final dos anos 90.
Desde hoje, sexta-feira, e até domingo, todos são convidados a participar nos workshops, conversas e actividades culturais que vão estar patentes nos espaços da Es.Col.A da Fontinha (Rua da Fábrica Social, 17), Casa Viva (Praça Marquês Pombal, 167) e Espaço Musas (Rua do Bonjardim, 998). O evento é vocacionado, claro está, para "Hackers, hacktivistas, nerds, lurkers, hobbyistas da tecnologia, geeks e outras personalidades friquis", diz a organização, mas todo o tipo de pessoas "que tenham uma mente aberta e curiosa" são bem-vindas.
As actividades não se ficam apenas pelo mundo da tecnologia propriamente dita, havendo espaço para discutir e aprender sustentabilidade, cidadania, cooperativismo e até serigrafia. Destaque para sessões comunitárias sobre segurança e privacidade na era digital, novas abordagens de segurança de sistemas e impressão em 3D, bem como um workshop de Vjing e cinema em directo, que decorre no domingo, às 19h00.
O "pós-hackmeeting" portuense acontece como balanço do MeigHacks ’11, um encontro de hackers ibérico que decorreu na Corunha entre 21 e 23 de Outubro. Os dois eventos assentam no mesmo Manifesto, que reclama "o direito à liberdade de informação e à sua conversão num saber livre". A ideia de trazer até Portugal algo similar é do Hacklaviva, um "hackerspace" nascido no Porto em 2009 e que todas as quintas-feiras se reúne na Escola do Alto da Fontinha.
O que é? O Hackmeeting é um encontro de comunidades da contracultura digital, baseado na premissa de que as novas tecnologias estão cada vez mais ligadas ao controlo social. Com a duração normal de três dias, estes eventos são espaços abertos ao debate de ideias e partilha de experiências, sem qualquer tipo de organização assumida, nascendo do esforço de colaboração de todos os interessados em participar. São convidados a participar todos os "verdadeiros hackers", ou seja, "alguém que queira governar a sua vida de acordo com as suas ideologias e sabe como o conseguir", isto "mesmo que nunca tenha visto um computador na vida".
O primeiro Hackmeeting aconteceu em Florença, Itália, ainda nos anos 90. No ano 2000 foi a vez da Península Ibérica receber o primeiro evento do género, em Barcelona, cidade escolhida para receber os eventos anuais a partir daí. Este ano, pela primeira vez, o evento ibérico mudou de cidade, deslocando-se até à Corunha.
Fonte: Daniela Espírito Santo @ Jornal de Notícias
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Balanço da Semana, por Sara Pereira
Começa esta semana uma iniciativa que se vai repetir aos domingos. Uma jornalista convidada do blogue vai dar a sua opinião acerca de três das notícias da semana e deixar sugestões de leitura, cinema, música e website.
Captura e morte de Kadhafi. Na quinta-feira, e após mais de meio ano de confrontos entre fiéis e rebeldes nas principais cidades da Líbia, o líder deposto Muammar Kadhafi foi encontrado pelos guerrilheiros. Cairam por terra, numa única manhã, todos os esforços que o coronel levou a cabo para prender as pontas soltas deixadas pelos desertores do governo. Apesar do mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional, os seus inimigos não hesitaram em fazer justiça pelas próprias mãos. As imagens que correram a comunicação social eram chocantes: Os homens que, durante 42 anos, foram oprimidos pelo despotismo deste excêntrico governador, foram os mesmos que espancaram Kadhafi e, nas ruas de Sirte – triste coincidência ou não, a cidade natal de Kadhafi e o seu último bastião – o executaram sumariamente com um tiro na têmpora esquerda. Os mesmos que, dias depois, aprovavam a Sharia, a lei mais rígida do Islão, na Líbia. Os líderes mundiais apressaram-se a mostrar regozijo pelo óbvio “fim da Era de Kadhafi”, como o presidente norte-americano Barack Obama fez questão de frisar. Os mesmos que, anteriormente e pelo cheiro do petróleo, se mostraram seus aliados. O que, porém, não os impediu de levar a cabo uma missão bélica contra o regime líbio – embora iguais circunstâncias se tenham repetido na Síria e o Conselho de Segurança das Nações Unidas tenha vetado uma resolução para iguais medidas contra o sírio Bashar al-Assad. Amigos da onça, ou do crude, portanto.
Queda das vendas de música em Portugal. A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) deu, na semana passada, conta da queda em 40% das vendas de música em Portugal. Na última década, coincidente com o florescer dos websites de downloads e da facilidade em gravar música de um álbum para um CD virgem, as vendas perderam 70%. Quem perde não são apenas os músicos, mas principalmente as editoras, que guardam uma grande fatia das parcas vendas que ainda fazem. A solução, ao contrário do que defende a AFP, não passa por um controlo restrito ao download ilegal, mas sim ao virar as costas às editoras e ao voltar ao “do it yourself”. Não são apenas as pequenas bandas de garagem que já optam por este meio, e gigantes da música – como os Radiohead e os Nine Inch Nails – começaram já a disponibilizar álbuns na internet ao preço proposto pelo comprador. Talvez a solução passe por baixar os preços aos discos, cortando o quinhão às editoras, que pouco mais fazem que distribuir e publicitar a banda.
Casa dos segredos ou fábrica de piadas? Desde o Big Brother, em 2000, que os reality shows se esforçam por ser um espelho da realidade do nosso país. Mas custa-me a crer que os concorrentes da Casa dos segredos, na TVI, sejam uma amostra fiel dos portugueses. Custa-me a crer e tenho receio que o sejam, de facto. Não apenas fisicamente – quantos turistas que passaram no nosso país e, durante um zapping na televisão do hotel, se depararam com aqueles concorrentes e saíram a pensar que grande parte dos portugueses são musculados que nem porteiros de discoteca ou que as portuguesas tenham peitos maiores que a própria cabeça? Não. Falo mesmo em termos de inteligência. Desde um concorrente que se nega a ir trabalhar para Inglaterra, mas que gostava de o fazer em Londres, a uma outra que afirma a pés juntos que a Índia se situa na Oceânia. Por favor, jurem-me que os escolheram a dedo e que lhes analisaram os últimos testes de Q.I. e de cultura geral em nome do espectáculo!
Quanto às sugestões desta semana, deixo o livro "O Homem que Gostava de Cães", de Leonardo Padura (Porto Editora, 2011). Uma história por trás do assassinato de Trotski, o evento que originou, mais tarde, a queda da URSS, contada pelo ponto de vista de um escritor cubano.
Captura e morte de Kadhafi. Na quinta-feira, e após mais de meio ano de confrontos entre fiéis e rebeldes nas principais cidades da Líbia, o líder deposto Muammar Kadhafi foi encontrado pelos guerrilheiros. Cairam por terra, numa única manhã, todos os esforços que o coronel levou a cabo para prender as pontas soltas deixadas pelos desertores do governo. Apesar do mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional, os seus inimigos não hesitaram em fazer justiça pelas próprias mãos. As imagens que correram a comunicação social eram chocantes: Os homens que, durante 42 anos, foram oprimidos pelo despotismo deste excêntrico governador, foram os mesmos que espancaram Kadhafi e, nas ruas de Sirte – triste coincidência ou não, a cidade natal de Kadhafi e o seu último bastião – o executaram sumariamente com um tiro na têmpora esquerda. Os mesmos que, dias depois, aprovavam a Sharia, a lei mais rígida do Islão, na Líbia. Os líderes mundiais apressaram-se a mostrar regozijo pelo óbvio “fim da Era de Kadhafi”, como o presidente norte-americano Barack Obama fez questão de frisar. Os mesmos que, anteriormente e pelo cheiro do petróleo, se mostraram seus aliados. O que, porém, não os impediu de levar a cabo uma missão bélica contra o regime líbio – embora iguais circunstâncias se tenham repetido na Síria e o Conselho de Segurança das Nações Unidas tenha vetado uma resolução para iguais medidas contra o sírio Bashar al-Assad. Amigos da onça, ou do crude, portanto.
Queda das vendas de música em Portugal. A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) deu, na semana passada, conta da queda em 40% das vendas de música em Portugal. Na última década, coincidente com o florescer dos websites de downloads e da facilidade em gravar música de um álbum para um CD virgem, as vendas perderam 70%. Quem perde não são apenas os músicos, mas principalmente as editoras, que guardam uma grande fatia das parcas vendas que ainda fazem. A solução, ao contrário do que defende a AFP, não passa por um controlo restrito ao download ilegal, mas sim ao virar as costas às editoras e ao voltar ao “do it yourself”. Não são apenas as pequenas bandas de garagem que já optam por este meio, e gigantes da música – como os Radiohead e os Nine Inch Nails – começaram já a disponibilizar álbuns na internet ao preço proposto pelo comprador. Talvez a solução passe por baixar os preços aos discos, cortando o quinhão às editoras, que pouco mais fazem que distribuir e publicitar a banda.
Casa dos segredos ou fábrica de piadas? Desde o Big Brother, em 2000, que os reality shows se esforçam por ser um espelho da realidade do nosso país. Mas custa-me a crer que os concorrentes da Casa dos segredos, na TVI, sejam uma amostra fiel dos portugueses. Custa-me a crer e tenho receio que o sejam, de facto. Não apenas fisicamente – quantos turistas que passaram no nosso país e, durante um zapping na televisão do hotel, se depararam com aqueles concorrentes e saíram a pensar que grande parte dos portugueses são musculados que nem porteiros de discoteca ou que as portuguesas tenham peitos maiores que a própria cabeça? Não. Falo mesmo em termos de inteligência. Desde um concorrente que se nega a ir trabalhar para Inglaterra, mas que gostava de o fazer em Londres, a uma outra que afirma a pés juntos que a Índia se situa na Oceânia. Por favor, jurem-me que os escolheram a dedo e que lhes analisaram os últimos testes de Q.I. e de cultura geral em nome do espectáculo!
Quanto às sugestões desta semana, deixo o livro "O Homem que Gostava de Cães", de Leonardo Padura (Porto Editora, 2011). Uma história por trás do assassinato de Trotski, o evento que originou, mais tarde, a queda da URSS, contada pelo ponto de vista de um escritor cubano.
Não posso passar sem indicar um filme que é um clássico. Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994) é daqueles filmes que não podem faltar numa boa colecção de cinema. Acção, bastante humor e um final inesperado, com um rol de estrelas de invejar.
Quanto à música, o último de Arcade Fire, embora tenha saído em Agosto do ano passado, é um disco que vale a pena ouvir uma e outra vez, por crescer a cada audição. “The Suburbs” pode não ser tão forte como a estreia com “The Funeral”, mas toca no fundo de cada um.
Pela rede, o destaque vai para www.revista21.net, uma webzine mensal, focada na parte mais alternativa dos interesses. A navegação é fácil e estão disponíveis os dois números da revista para ler online.
Quanto à música, o último de Arcade Fire, embora tenha saído em Agosto do ano passado, é um disco que vale a pena ouvir uma e outra vez, por crescer a cada audição. “The Suburbs” pode não ser tão forte como a estreia com “The Funeral”, mas toca no fundo de cada um.
Pela rede, o destaque vai para www.revista21.net, uma webzine mensal, focada na parte mais alternativa dos interesses. A navegação é fácil e estão disponíveis os dois números da revista para ler online.
Sara Pereira (jornalista)
sara.belem@hotmail.com
sara.belem@hotmail.com
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Conselho de Transição líbio confirma morte de Kadhafi (vídeo)
Jamal abu-Shaalah, um dos comandantes do Conselho Nacional de Transição, confirmou hoje a morte de Muammar Kadhafi. Abu-Shaalah afirmou à al-Jazeera que o ex-líder "foi capturado e está ferido em ambas as pernas... Foi levado de ambulância", mas reforça que o ditador líbio foi detido ainda com vida.
Nem a NATO nem o departamento de Estado norte-americano confirmam a notícia. Os aliados dizem ter bombardeado esta manhã veículos das forças pró-Kadhafi, com recurso a aviação.
A União Europeia diz que a suposta morte de Kadhafi representa "o fim de uma era de despotismo". Já a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirma que "se o CNT sabe que Kadhafi está morto, isso vai ajudar à transição". O secretágio-geral da ONU, Ban Ki-moon, alerta os rebeldes que "o caminho que se segue para a Líbia será difícil e cheio de desafios".
Abdel Majid, outro comandante do CNT, afirma que Abu-akr Younus Jabr, líder das forças armadas governamentais, foi morto durante a operação. Segundo a AFP, o antigo chefe dos Serviços Secretos e da Administração Interna, Mansour Daou, foi também ferido e capturado.
A detenção de Kadhafi chega após as forças rebeldes terem tomado o controlo de Sirte, a cidade natal do ditador e o último bastião do regime.
O Tribunal Penal Internacional emitiu recentemente um mandado de captura para Muammar Kadhafi, para o seu filho Saif al-Islam e para o chefe dos serviços secretos líbios.
Nas ruas de Benghazi e de Trípoli começaram já os festejos.
O líder do CNT, Mustafa Jalil, vai dirigir-se ao povo líbio muito em breve. O CNT assume que o anúncio da libertação da Líbia será feita dentro de poucas horas.
ATENÇÃO: o vídeo contém imagens violentas que podem ferir a susceptibilidade dos leitores mais sensíveis: http://youtu.be/o-ZiLsvvIME
Nem a NATO nem o departamento de Estado norte-americano confirmam a notícia. Os aliados dizem ter bombardeado esta manhã veículos das forças pró-Kadhafi, com recurso a aviação.
A União Europeia diz que a suposta morte de Kadhafi representa "o fim de uma era de despotismo". Já a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirma que "se o CNT sabe que Kadhafi está morto, isso vai ajudar à transição". O secretágio-geral da ONU, Ban Ki-moon, alerta os rebeldes que "o caminho que se segue para a Líbia será difícil e cheio de desafios".
Abdel Majid, outro comandante do CNT, afirma que Abu-akr Younus Jabr, líder das forças armadas governamentais, foi morto durante a operação. Segundo a AFP, o antigo chefe dos Serviços Secretos e da Administração Interna, Mansour Daou, foi também ferido e capturado.
A detenção de Kadhafi chega após as forças rebeldes terem tomado o controlo de Sirte, a cidade natal do ditador e o último bastião do regime.
O Tribunal Penal Internacional emitiu recentemente um mandado de captura para Muammar Kadhafi, para o seu filho Saif al-Islam e para o chefe dos serviços secretos líbios.
Nas ruas de Benghazi e de Trípoli começaram já os festejos.
O líder do CNT, Mustafa Jalil, vai dirigir-se ao povo líbio muito em breve. O CNT assume que o anúncio da libertação da Líbia será feita dentro de poucas horas.
ATENÇÃO: o vídeo contém imagens violentas que podem ferir a susceptibilidade dos leitores mais sensíveis: http://youtu.be/o-ZiLsvvIME
Texto: Sara Pereira (jornalista)
sara.belem@hotmail.com
Imagem: AFP
sara.belem@hotmail.com
Imagem: AFP
(Em actualização)
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Nova rede social promete dólares por cliques
Se o Facebook pagasse aos utilizadores que postam conteúdos interessantes, haveria muito boa gente a ganhar dinheiro com as longas horas que passa online. A nova rede social Chime.In diz que vai fazê-lo.
Chime.In apresenta-se como uma "rede de interesses" onde os utilizadores deverão encontrar o conteúdo mais relevante
Acaba de ser lançada uma nova rede social que promete partilhar os lucros da publicidade com os seus utilizadores. Chama-se Chime.In e tem à cabeça Bill Gross , o diretor executivo da norte-americana UberMedia , que desenvolveu algumas das mais populares aplicações para dispositivos móveis no domínio dos media sociais.
Como qualquer outra rede social, o Chime.In permite publicar fotografias e vídeos, partilhar links e, claro postar comentários. Metade do que o Chime.In ganhar com os anúncios publicados nos perfis dos utilizadores, ser-lhes-à depositado na conta bancária.
"Finalmente, os interesses dos criadores dos conteúdos são alinhados com os interesses de quem os publica, já que passam a ser remunerados pelo seu duro trabalho", afirmou Bill Gross ao "The Huffington Post ".
Acordos estratégicos
Num universo hipercompetitivo, como o das redes sociais, será o Chime.In capaz de conquistar espaço ao Facebook ou ao Twitter?
Bill Gross está plenamente convencido de que assim será e já assinou contratos com gigantes do entretenimento como a Disney , E!Entertainement , Universal Pictures e Bravo TV , para a criação de páginas especiais onde será dado especial destaque aos seus conteúdos.
"Celebridades, estúdios de cinema, programas de televisão e editoras vão querer criar páginas no Chime.In, porque ao contrário do que acontece no Facebook, podem ganhar dinheiro com isso e não apenas quando as pessoas clicam nos links", afirma Bill Gross.
Twitter também pondera pagar
Não é a primeira vez que um site está disposto a pagar para melhorar a qualidade dos seus conteúdos e, assim, aumentar a sua audiência.
O YouTube já remunera em função da audiência dos vídeos publicados e a rede social Twitter estará a ponderar fazê-lo.
Durante a sua intervenção numa conferência que decorre em São Francisco (EUA), Web 2.0 Summit , o diretor executivo do Twitter, Dick Costolo, afirmou que a empresa pensa dividir parte das receitas com utilizadores escolhidos a dedo que twittam conteúdo interessante. E mais não disse.
Recorde-se que, atualmente, já há quem ganhe dinheiro no Twitter através da publicação de mensagens patrocinadas.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
IndyCar: Dan Wheldon morre em Las Vegas
A corrida Las Vegas Indy 300, disputada este domingo, ficou marcada pelo trágico acidente a envolver 15 carros logo à décima segunda volta, que vitimou mortalmente o britânico Dan Wheldon.
Wheldon falece aos 33 anos, na mesma temporada em que venceu a Indianapolis 500. O piloto embateu com muita violência num outro monolugar, levantou voo e caiu com estrondo no asfalto do circuito de Las Vegas. Transportado de imediato para o hospital de helicóptero, Wheldon acabou por não resistir aos ferimentos resultantes do violento acidente.
"A Indycar lamenta anunciar que Dan Wheldon morreu devido a lesões irreversíveis", afirmou o diretor executivo da Indycar, Randy Bernard, remetendo "os pensamentos e preces para a família do piloto". A Indycar, os seus pilotos e proprietários, decidiram dar a corrida por terminada. Em homenagem a Wheldon, os pilotos decidiram cumprir cinco voltas ao circuito
Além de Wheldon, também Pippa Mann, J.R. Hildebrand e Will Power foram transportados para a unidade médica, mas sem ferimentos com gravidade.
Pai de duas crianças (de dois anos e seis meses), Dan era casado com Susie Behm, a sua assistente durante toda a carreira.
Fonte: Record
Actualização:
[Vídeo]
[Vídeo]
domingo, 16 de outubro de 2011
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
iOS 5 já está disponível para download
Tim Cook apresentou o iOS 5 em Junho, durante a Worldwide Developers Conference… cerca de 4 meses depois, a espera chegou ao fim.
O iOS 5 possui uma série de novos recursos, incluindo integração com o Twitter, uma actualização no software da câmara, um novo sistema de notificações chamado Notification Center, uma nova versão do browser Safari, uma plataforma de mensagens gratuitas que se chama iMessage e muito mais.
Ele funciona com o iPhone 4, iPhone 3GS, iPad 2, iPad e iPod touch (3ª e 4ª geração). Se possui algum destes dispositivos pode atualizá-lo agora, e de graça através do iTunes.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
AI pede que Canadá prenda e processe Bush
A AI (Amnistia Internacional) pediu hoje que as autoridades canadianas prendam e processem o ex-presidente americano George W. Bush durante a sua visita ao Canadá, prevista para 20 de outubro, acusando-o de vários crimes, entre os quais tortura.
O pedido consta de um memorando enviado pela organização humanitária internacional às autoridades canadianas a 21 de setembro, disse a AI em comunicado.
«O Canadá é obrigado, pelas suas obrigações internacionais, a prender e processar o ex-presidente Bush pela sua responsabilidade nos crimes contra o direito internacional, entre os quais a tortura», declarou Susan Lee, diretora da organização para a América.
«Como as autoridades dos Estados Unidos não citaram, até agora, Bush perante a Justiça, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de atuar durante a sua visita, isso continuará a ser uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desrespeito pelos direitos humanos», acrescentou.
As acusações da AI referem-se sobertudo ao programa secreto da CIA (serviço de inteligência americano) executado entre 2002 e 2009, que realizava contra os detidos, segundo a organização, «tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como desaparecimentos forçados».
Durante o seu mandato, afirma a AI, Bush autorizou «técnicas reforçadas de interrogatório», entre as quais a simulação de afogamento.
Fonte: Diário Digital (Sapo)
Britânico apanhou autocarro para ganhar maratona
Um maratonista britânico decidiu apanhar um autocarro para cortar a meta mais cedo. E conseguiu: ganhou uma medalha de bronze e ainda disse que a corrida foi muito dura. No final, ganhou vergonha e perdeu a medalha.
Rob Sloan, de 31 anos, correu ao longo de 32 quilómetros na maratona de Salomon Kielder, em Inglaterra. Faltavam cerca de dez quilómetros para o final da competição. Mas Rob Sloan, cansado, decidiu apanhar um autocarro e assim ganhar vantagem sobre os restantes maratonistas.
Saiu na paragem mais próxima da meta, que cortou em terceiro lugar, ganhando a medalha de bronze. Logo no final da corrida disse à BBC que tinha sido uma competição muito difícil.
O "crime" seria perfeito se os outros corredores não tivessem estranhado o facto de Rob Sloan não ter passado por eles. O falso vencedor ainda negou as suspeitas, dizendo que não passavam de boatos risíveis, mas acabou por confessar o delito.
Rob Sloan defendeu-se: disse que estava cansado quando decidiu apanhar o autocarro. Agora, além de desclassificado, corre o risco de ser expulso do seu clube e de ser proibido de voltar a correr em maratonas.
Fonte: Jornal de Notícias
Piratas húngaros detidos pela polícia
Obrigaram o estúdio Warner Bros a parar com as estreias na Hungria. Agora o grupo pirata Cinedub foi apanhado pela polícia.
Na Hungria as estreias de cinema têm sido menos frequentes. A atividade do grupo Cinedub obrigou o estúdio Warner Bros a evitar a apresentação de novos filmes com medo que assim que surjam na tela passem logo para os ecrãs dos computadores.
Pressionada, a polícia húngara conseguiu descobrir o covil do grupo e apreendeu os equipamentos usados para disponibilizar os conteúdos a partir da Internet. Pelo vídeo que está no YouTube (e que está a ser citado como sendo oficial), as autoridades encontraram mais coisas. Como droga e até uma arma. Segundo informações do Techcrunch, dois dos membros do grupo estão presos. Sete em fuga.
Google Doodle faz homenagem a Art Clokey
Google Doodle faz homenagem a Art Clokey. Pioneiro da animação Stop Motion, Google Doodle interactivo permite interagir com imaginário de Art Clokey
O Google Doodle de hoje (12 Outubro) é em homenagem a Art Clockey, pioneiro da animação stop motion. O Doodle da Google inclui uma pequena animação interactiva, que permite aos utilizadores observarem as reacções dos personagens do imaginário de Art Clokey. Arthur Clokey nasceu a 12 de Outubro de 1921 e faleceu no dia 8 de Janeiro de 2010, vítima de uma infecção na bexiga.
As animações de Art Clokey começaram por ser um projecto experimental que baseavam-se em animações stop motion, através da utilização de sequências de imagens paradas. O primeiro projecto de Art Clokey, Gumbasia, viu a luz do dia em 1955 e foi desenvolvido quando ainda estudava na Universidade do Sul da Califórnia.
Sony detecta tentativa de ataques
A Sony detectou uma elevada quantidade de tentativas não autorizadas de início de sessão nos serviços PlayStation Network , Sony Entertainment Network e Sony Online Entertainment. Descobrimos estas tentativas e tomámos acções para mitigar a actividade.
Menos de uma milésima dos nossos consumidores PSN, SEM e SOE poderão ter sido afectados. Houve aproximadamente 93 mil contas (PSN/SEM: aproximadamente 60 mil; SOE: aproximadamente 33 mil) em que as tentativas de verificar os IDs e as palavras-chave dessas contas foram bem sucedidas, sendo que estas contas já foram bloqueadas temporariamente.
Como medida preventiva, vamos enviar notificações por email aos detentores destas contas e requisitaremos a definição de novas passwords ou informaremos os consumidores acerca dos procedimentos de redefinição de palavras-chave.
Os números de cartão de crédito associados a estas contas não estão em risco devido a estas tentativas não autorizadas. Apenas uma pequena fracção destas 93 mil contas mostrou actividade adicional antes de estas terem sido bloqueadas. Continuamos a investigar a extensão desta actividade não autorizada em qualquer uma destas contas.
Estas tentativas aparentam incluir um elevado número de dados obtidos numa ou em mais listas comprometidas de outras empresas, outros sites ou outras fontes. Estas foram tentativas não autorizadas de verificar contas de utilizador válidas nos nossos serviços utilizando conjuntos muito grandes de nomes de utilizador e palavras-chave. Entre 7 e 10 de Outubro, confirmámos que estas eram tentativas não autorizadas e tomámos medidas para frustrar esta actividade.
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)