A equipa luso-francesa, composta por Carlos Sousa, Mário Andrade, Cédric Duplé e Francisco Pita, venceu a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira depois de um intenso domínio na pista alentejana, bem expresso pelo facto de ter assumido o comando à 10ª hora da corrida, mantendo-o até final.
Este triunfo reforça o estatuto de Mário Andrade no palmarés de Fronteira, sendo o quarto triunfo deste português a viver há largos em França e um adepto confesso das provas de resistência de todo o terreno. Para Carlos Sousa, «a vitória acabou por ser algo surpreendente face ao modo como começámos a corrida, mas depois conseguimos recuperar e manter o comando apesar de alguns problemas que, no entanto, acabaram por não afectar a nossa performance.»
Disputada sob excelentes condições atmosféricas, a prova alentejana foi bastante movimentada nas primeiras horas, com o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) a impor o ritmo nas duas primeiras horas , ao fim das quais o BMW Oryx da equipa Vodafone passou para o comando, na altura com Miguel Barbosa ao volante.
No entanto, Dornel voltou á primeira posição quando estavam cumpridas cinco horas de corrida, numa altura em que era já evidente a recuperação de Mário Andrade e do seu Moncé Clio V6, muito perto dos lugares do pódio.
Seria à 10ª hora que os vencedores da prova assumiriam definitivamente a primeira posição, não mais a largando até ao baixar da bandeira axadrezada, numa altura em que os seus principais adversários conheciam alguns problemas, muito em especial o BMW de Miguel Barbosa, que viria a partir o turbo e a abandonar.
Na segunda posição terminou a melhor equipa portuguesa, constituída por José Amado, Américo Santos e Igor Marques, ao volante de um Nissan Navara, beneficiando de uma condução muito segura e de uma grande fiabilidade mecânica para um brilhante resultado.
O pódio ficou completo com o Renault Megane Proto da família Manfrinato - o pai, António, o filho Giovanni e o sobrinho, Michele - que travaram uma interessante luta com a equipa portuguesa , acabando por perder a segunda posição a duas horas do final, na sequência de um capotamento.
Saliência ainda para a vitória de João Rato, no Desafio Elf Mazda, com o piloto de Portalegre a assegurar o seu sucesso com o segundo lugar em Fronteira, já que Rui Lopes seria o mais rápido entre os pilotos das BT50.
Classificação final:
1º Andrade/Duplé/Sousa/Pita (Moncé Clio V6), 110 voltas em 24h 03m 07,58s;
2º Amado/Santos/Marques (Nissan Navara), a 2 voltas;
3º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 2 voltas;
4º Vanier/Fabre/Knoll /(Schmit 206), a 4 voltas;
5º Beheity/Despujols/Carpin/Letu (Behheity), a 5 voltas;
6º Correia/Charbonnier/Dubrisay/Fromont (QT Wildcat), a 5 voltas;
7º A. Perillous/Juin/O. Perillous/Torane (ORC Mégane III), a 7 voltas;
8º Passemard/Cuisinier/Combier/Coste (Toyota KDJ95), a 9 voltas;
9º Gibon/Martin/A. Bastet/R. Bastet (Bowler Wildcat), a 9 voltas;
10º Lopes/Oliveira/Pais/Costa (Mazda BT50), a 11 voltas;
Fonte: O Jogo
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