Uma bola metálica com pouco cerca de um metro de diâmetro e seis quilos caiu numa região desabitada da Namíbia. As autoridades admitem que se trate do fragmento de um engenho espacial.
A imagem do artefacto foi divulgada esta quarta-feira pelo National Forensic Institute. A bola foi encontrada a 750 quilómetros de Windhoek, a capital namibiana.
De acordo com o director da Polícia forense local, Paul Ludik, a esfera é feita de uma liga metática "conhecida pelo homem". Paul Ludik diz ainda que os habitantes da aldeia local escutaram várias pequenas explosões há cinco dias.
Feita com dois hemisférios soldados, a esfera foi encontrada numa cratera com 3,8 metros de diâmetro e 33 centímetros de profundidade.
As autoridades locais entraram em contacto com as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA) para tentar desvendar a origem do objecto.
No passado, a NASA tinha já alertado para grande número de lixo espacial em órbita da Terra, todos pairando a mais de 28 mil quilómetros por hora. Só até Julho de 2011, estavam catalogados 16094 objectos girando em redor da Terra.
Sem comentários :
Enviar um comentário