Os termómetros subiram a valores muito elevados um pouco por todo o país, mas o recorde pertenceu a uma vila alentejana: Amareleja registou o recorde dos recordes com cinquenta graus. A população já está habituada ao calor e adoptou um horário à medida do calor.
A cal branca das paredes tenta afastar o calor mas nem assim a temperatura baixa. Ao sol o termómetro chegou aos 50 graus na vila mais seca e mais quente do Alentejo. O truque para quem aqui mora é fazer cedo o que tem a fazer.
O dia começa cedo para quem trabalha. É o caso do calceteiro da vila que começa às 6 e meia da manhã. Faz horário seguido até à uma para evitar o calor da tarde. E mesmo ao final da manhã não dispensa o guarda-sol.
Levantar cedo é já um hábito da terra: O chamado horário de verão, à espanhola, leva a que não se trabalhe após o almoço.
As altas temperaturas provocaram vários incêndios na região Alentejo. Em Évora o aterro intermunicipal foi mesmo evacuado e foi necessário um meio aéreo para colocar fim as chamas.
Fonte: IOL Diário
Sem comentários :
Enviar um comentário