Pesquisa feita pelo Jakob Nielsen analisou velocidade de 32 leitores.
Ler no iPad é 6,2% mais lento que no papel. Kindle perdeu por 10,7%.
Diferença entre rapidez na leitura no Kindle (esquerda) e no iPad (direita) é pequena. (Foto: Divulgação)
Ler em aparelhos eletrônicos como o Kindle e o iPad pode ser até 10,7% mais lento do que em livros de papel, segundo um estudo feito pelo Jakob Nielsen, do Nielsen Norman Group.
A pesquisa comparou a rapidez de leitura de 24 pessoas acostumadas a ler livros em 4 diferentes plataformas – livro impresso, PC, iPad e Kindle. Em cada um, os pesquisados leram um texto de Hemingway.
A leitura no iPad foi 6,2% mais lenta do que nos livros impressos. No Kindle, a lentidão foi 10,7% superior. A diferença entre um aparelho e outro, entretando, não é estaticamente relevante, de acordo com os pesquisadores.
“A única conclusão justa é que não podemos dizer com certeza qual o dispositivo que oferece a mais rápida velocidade de leitura. Em qualquer caso, a diferença seria tão pequena que não seria uma razão para comprar um ou outro”, diz o estudo.
Depois da leitura, os usuários foram questionados sobre o nível se satisfação ao usar os aparelhos. iPad, Kindle e livro impresso tiveram médias semelhantes: 5,8, 5,7 e 5,6 (na escala de 1 a 7), respectivamente. O PC foi apontado como o pior para a leitura, com média de 3,6.
Mesmo considerando as vantagens da tela e-ink do Kindle em relação ao LCD do iPad, os leitores citaram o visual do software iBooks como superior à interface do e-reader da Amazon. A principal reclamação sobre o tablet da Apple foi com relação ao peso.
Fonte: G1
Sem comentários :
Enviar um comentário