A Apple deverá apresentar hoje a nova versão o iPhone, que será mais fino e longo.
A Apple deverá revelar hoje a quinta versão do iPhone, uma das novidades mais aguardadas da tecnológica fundada por Steve Jobs. A empresa marcou uma conferência de imprensa - que se realizará às 17 horas de Lisboa -, não revelando, como já é seu hábito, o tema. No entanto, no convite, a sombra do 12 da data é um 5, antecipando que será apresentado o novo modelo do ‘smartphone'.
Além do iPhone 5, a Apple deverá revelar também um iPad mais pequeno (iPad mini), com menos de sete polegadas, novos iPods e um Macbook com ecrã de 13 polegadas. Mas as atenções estão todas voltadas para o iPhone 5. Os ‘sites' especializados antecipam já as alterações em relação ao modelo 4S .
1 - Ecrã Maior
O ecrã sensível ao toque do iPhone 5 deverá ter quatro polegadas, em comparação com as 3,5 dos antecessores. O objectivo da nova dimensão é concorrer com equipamentos como o Samsung Galaxy S III. O ecrã deverá apresentar a tecnologia ‘retina display' - mais resistente à luz e aos reflexos, permitindo melhor visualização - e será em formato alongado, (estilo 16:9), semelhante às televisões, com resolução 1.136 x 640 pixels.
2 - Modelo mais fino e longo
O ecrã de quatro polegadas levará a que o equipamento seja cerca de um centímetro mais longo que o iPhone 4S. Deverá também ser mais fino, passando de uma espessura de 9,3 milímetros para 7,6 milímetros. A espessura deverá ser reduzida devido à mudança de alguns componentes internos e à substituição do vidro traseiro por uma placa mais fina. A bateria acompanhará o novo formato mas, a nível de autonomia, deverá ser semelhante à do 4S.
3 - Ligação à quarta geração móvel
Uma das principais críticas ao iPad 3 -o mais recente modelo da Apple - é o facto de não ter ligação à quarta geração móvel (LTE) na Europa. O iPhone 5 deverá colmatar essa falha e permitir o acesso às novas redes, assim como à actual rede 3G. Os rumores sobre a introdução da tecnologia FNC, que permite pagamentos por proximidade através do telemóvel, já foram desmentidos.
4 - Processador mais rápido e potente
A Apple deverá apresentar um equipamento com um processador ‘quad-core' mais rápido e potente, novamente para fazer frente à concorrência da Samsung, LG ou HTC, que já têm este tipo de processadores com quatro núcleos. A fabricante deverá incluir o processador A6. A última actualização nos telemóveis foi no iPhone 4S, que tem um processador A5.
5 - Novo cabo de dados e sistema operativo
A Apple já confirmou algumas novidades sobre o novo sistema operativo, o iOS 6, nomeadamente a integração com o Facebook. Com o iPhone 5, deverá apresentar um novo cabo de dados com o conector mais pequeno que os actuais, mudando de sítio a entrada dos auscultadores e do microfone.
Fonte: Económico