Em breve, os utilizadores do uTorrent passarão a ter recomendações de arquivos para fazer download, num esquema de links patrocinados anunciado pela BitTorrent Inc. esta semana. É a primeira vez, em quase sete anos de funcionamento, que o software de torrents mais popular do mundo contará com suporte publicitário.
Os mais de 125 milhões de utilizadores activos mensais da plataforma serão avisados da seguinte maneira: ao procurar por algo, verão, no topo da lista de downloads, uma sugestão que combine com algum parceiro do uTorrent. O link patrocinado será destacado para não ser confundido e terá relação com o que foi procurado pelo cibernauta.
Não há como «desactivar» a publicidade, mas o espaço em que ela vai aparecer também servirá como quadro de avisos e para promoção de artistas.
As propagandas serão regionalizadas, o que significa que o programa pretende usar os endereços de IP para localizar cada utilizador. Apesar disso, a BitTorrent - dona do uTorrent desde 2006 - garante que a privacidade de todos está garantida.
Até agora, a empresa ganhava dinheiro com a barra de ferramentas instalada opcionalmente junto com o software. Apenas dessa maneira, segundo uma fonte do TorrentFreak, a BitTorrent já garantia uma receita anual entre 15 milhões e 20 milhões de dólares.
[Actualização: Após algumas criticas na internet, parece que a BitTorrent voltou parcialmente atrás e irá inserir uma opção que permite aos utilizadores desactivarem a publicidade apenas num clique]
[Actualização: Após algumas criticas na internet, parece que a BitTorrent voltou parcialmente atrás e irá inserir uma opção que permite aos utilizadores desactivarem a publicidade apenas num clique]
Fonte: diariodigital