A rede social Facebook está a ser processada por uma empresa chinesa, que argumenta que o site norte-americano lhe roubou a ideia e o nome Timeline, uma das funcionalidades mais controversas da rede social.
O caso está a ser relatado pela imprensa local e envolve a Cubic Network, uma empresa chinesa responsável por um site com características semelhantes às da rede social Pinterest.
De acordo com o Chine Youth Daily a Cubic Network foi criada em 2008 por Xiong Wanli, um estudante chinês licenciado em Harvard, e uma das suas funcionalidades mais conhecidas chama-se Timeline, uma funcionalidade que permite apresentar os vídeos e imagens partilhadas pelos utilizadores de forma cronológica.
O jornal que avança a notícia adianta ainda que esta funcionalidade foi apresentada pelo próprio Xiong Wanli numa conferência realizada na Universidade de Stanford, que contou com a presença de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, site que a partir de 2011 lançou a sua própria Timeline.
Além de acusar a rede social de ter roubado o nome e a ideia da funcionalidade, o fundador da Cubic Network acusa ainda o Facebook de ter utilizado um logótipo bastante semelhante ao da sua empresa para a conferência de programadores da rede social, a F8, nome que também é o mesmo do centro de investigação e desenvolvimento da Cubic Network.
Fonte: SOL