Site Meter

quarta-feira, 3 de junho de 2009

FC Google – Os mais procurados da Internet

Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Maradona, Messi e Kaká. Ou Madonna, Brad Pitt, Tom Cruise e Barack Obama. A ferramenta Google Insights permite-nos colocar frente-a-frente as expressões mais procuradas pelos internautas de todo o Mundo.

Os resultados apurados nestas pesquisas não servem, contudo, para tirar conclusões sobre popularidade entre figuras mediáticas. Os mesmos podem ser influenciados por estilos ortográficos, palavras-chave, acontecimentos do quotidiano ou regiões mundiais. Certos nomes são também mais vulgares do que outros e, em muitos casos, podem ser utilizados para pesquisas que não se relacionem directamente com os indivíduos em causa. No entanto, se excluirmos estas particularidades é possível atestar que o mediatismo de algumas figuras do futebol é capaz de ombrear com estrelas do cinema ou da música.

CR7 e a rainha do pop
Através de uma série de comparações, ficámos a saber que Madonna tem melhores resultados do que Cristiano Ronaldo de 2004 até agora, mas o jogador português apresenta mais pesquisas do que a rainha do pop desde 2008 até Abril de 2009. O jogador do Manchester United também consegue rivalizar com algumas estrelas planetárias de Hollywood. Neste particular, nem Brad Pitt consegue fintar o português (durante o período compreendido entre 2006 e Abril de 2009, Ronaldo dominou por completo). As palavras-chave “videos cristiano ronaldo” ou “cristiano ronaldo you tube” são redigidas mais vezes do que “brad pitt angelina” ou “brad pitt jolie”.

Neste duelo entre cinema e futebol, David Beckham e Tom Cruise são amigos e duas das figuras mais mediáticas do planeta. O capitão da selecção inglesa supera o actor desde 2005 (no frente-a-frente das palavras-chave “beckham” e “tom cuise”). O período de “celibato” em que Beckham esteve nos LA Galaxy ainda aproximou os dois (nomeadamente durante 2007), mas a recente ida para o AC Milan voltou a destacar Becks, em resultados como «beckham to ac milan» que tiveram mais visitas do que «tom cruise wants 10 kids».

El Pibe eterno
Quem parece estar imune à passagem do tempo é Diego Armando Maradona. Mesmo quando comparado com uma estrela do presente (como Messi), El Pibe apresenta um saldo de fazer inveja a muitas velhas glórias. Para isso foi fundamental o recente ingresso no comando técnico da selecção argentina. Desde que passou a ocupar o cargo de treinador, Maradona recuperou algum do protagonismo que vinha perdendo e voltou a fazer as delícias dos cibernautas para lá dos vídeos que mostram as suas proezas enquanto jogador. O documentário Maradona by Kusturica também foi importante para o recente crescimento de popularidade, sobretudo em Portugal (país que lidera as procuras feitas através da palavra-chave “maradona kusturica”).

E se nos últimos dois anos, as pesquisas globais mostraram uma ligeira liderança de Messi, na Argentina não há craque da actualidade que consiga ultrapassar o homem da La Mano de Dios. De 2004 a 2008, Maradona mantém-se líder em todas as zonas geográficas, estando apenas ameaçado por Messi nas pesquisas oriundas das regiões de Entre Rios e Neuquén.

Mourinho e Obama
Ser presidente dos EUA continua a ser um cargo mais popular do que treinar o Inter. E nesse aspecto José Mourinho não consegue fazer sombra a Barack Obama. Nem mesmo Cristiano Ronaldo, embora se aproxime mais do que o Special One. A diferença, porém, só foi acentuada no último ano. Antes disso, Obama era ainda um desconhecido mundial enquanto que Mourinho já dominava o futebol europeu.

O treinador português apresenta resultados muito elevados desde 2004 (ano em que venceu a Liga dos Campeões ao serviço do Porto, transferindo-se depois para o Chelsea), mas mantém uma luta renhida com Luiz Felipe Scolari. Porém, é preciso notar que estes resultados são influenciados pela forma como se escrevem as palavras-chave. Assim, se compararmos “mourinho” com “scolari”, a distância do português é enorme. Mas se formos mais precisos e escrevermos “jose mourinho” e “scolari”, o brasileiro já se aproxima mais, e até ultrapassa o seu colega português caso se opte por uma ortografia irrepreensível e se coloque o acento em “josé” (algo que muito poucos cibernautas fazem).

“Ibrah” ao som de Pearl Jam
O grande empate técnico das pesquisas que realizámos foi entre Zlatan Ibrahimovic, avançado do Inter, e Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam. Vedder é mais procurado mundialmente, mas a diferença para as pesquisas provenientes de Itália faz com que o jogador sueco tenha um ligeiro domínio nas buscas globais efectuadas entre 2004 e Abril de 2009. O mesmo acontece na comparação entre “rooney” e “bin laden”. O avançado do Manchester United poderá não ser tão procurado como o saudita, mas foi mais pesquisado no Google durante os últimos dois anos.

Pinto da Costa na frente
Centrando a pesquisa apenas em Portugal, vemos que Pinto da Costa esmaga por completo os dirigentes de outros clubes, sejam eles Luís Felipe Vieira ou Filipe Soares Franco. O mesmo acontece nos testes feitos através de “presidente do Porto”, “presidente do Benfica” e “presidente do Sporting”. Saindo dos directores para os treinadores, “paulo bento” superioriza “quique flores” (segundo) e “jesualdo ferreira” (terceiro). A vantagem do técnico leonino fica a dever-se a dois motivos: nome mais comum e… Gato Fedorento. As imitações que Ricardo Araújo Pereira faz de Paulo Bento estão entre as variações mais redigidas pelos cibernautas.

E qual o jogador da Liga Sagres mais procurado nas pesquisas portuguesas de 2009? Nuno Gomes. Teve uma ligeira perda para Liédson em Fevereiro, mas manteve sempre uma média que lhe vale manter-se acima do Levezinho, de Lucho González, Lisandro Lopez, Reyes e Pablo Aimar. O 21 do Benfica chega mesmo a rivalizar com José Sócrates e Cavaco Silva.


Sem comentários :