Sabendo que as redes sociais são uma das grandes evoluções da internet, em que o Facebook lidera a lista seguido pelo Google+, o Foursquare ocupa também um lugar de destaque
Criado há quatro anos, o Foursquare pouco tinha evoluído desde então.
Sentindo-se talvez um pouco pressionados, os criadores resolveram, assim, reinventar totalmente a aplicação para dispositivos móveis.
Para quem não sabe, o Foursquare é uma rede social e de microblogging criada em 2009 por Dennis Crowley, Naveen Selvadurai, Harry Heymann, Nathan Folkman e Mike Singletonau. É baseada na localização dos utilizadores, que podem desta forma ver onde se encontram os seus amigos.
A aplicação funciona quase como um jogo, em que é possível marcar, com recurso ao GPS, a localização do utilizador (Checkpoints) e coleccionar uma espécie de autocolantes (Badges).
Tudo isso tem interacção com outras redes sociais, como o Facebook ou Twitter.
Em 2009 era assim... |
Uma nova versão foi anunciada no blog oficial do projecto e conta agora com uma interface mais agradável e ao mesmo tempo mais rápida. Além disso, a aplicação tem "mais inteligência" uma vez que, por exemplo, se marcar um cinema, dependendo da hora poderá ser sugerido um restaurante para jantar.
... e em 2013 assim |
Algumas das novidades são:
- Nova pesquisa, mais fácil, em tempo real e com "Top Picks";
- Mapa com localização dos nossos amigos e locais de interesse com destaque;
- Novo botão de partilha;
- Sugestões à medida que escrevemos, que completa automaticamente;
O Foursquare conta actualmente com mais de 30 milhões de utilizadores e ainda tem muito para crescer nos próximos anos.