SOPA significa Stop Online Piracy Act, o equivalente a um projeto de lei que está a ser discutido na Casa dos Representantes nos Estados Unidos com vista a travar a pirataria. Esta ação legislativa é complementada por uma outra que decorre no Senado dos Estados Unidos, conhecida por PIPA ou Protect IP Act - projeto de lei com vista a proteger a propriedade intelectual (IP).
Apesar de serem ações legislativas norte-americanas, se as duas propostas forem aprovadas, as consequências vão ser globais. Isto porque o objetivo das propostas, apoiadas pelas grandes empresas de produção de conteúdos, é um bloqueio massivo do download ilegal de conteúdos, com destaque especial para as séries televisivas e os filmes.
De acordo com o The New York Times, o resultado prático das novas leis é a possibilidade das empresas criadoras de conteúdos conseguirem, com relativa facilidade, ordens de tribunal para obrigar as empresas de pesquisa Web, como a Google, a removerem links para sites fora dos EUA com conteúdos piratas. As propostas chegam ao ponto de obrigarem as empresas norte-americanas a retirarem publicidade que eventualmente façam nesses sites ou em sistemas de pesquisa associados.
No Twitter, Murdoch acusou Obama de estar a jogar a favor de um lóbi de Sillicon Valley, depois de a Casa Branca ter considerado que a pirataria é um "problema sério", mas que não vai apoiar leis que ponham em causa o caráter "dinâmico e inovador da Internet".
Por outro lado, várias empresas e organizações Web já manifestaram a sua oposição às propostas. É o caso da Google e da Wikipedia. A famosa enciclopédia on-line com conteúdos gerados pela comunidade decidiu fechar hoje a versão em inglês da Wikipedia em protesto contra as duas propostas de leri. De acordo com o comunicado disponível no site da Wikipedia, as propostas legislativas norte-americanas vão "censurar e reprimir a maior comunidade livre do mundo" e "destruir a liberdade que possibilitou a Wikipédia ser o que ela é hoje".
A Google também já se manifestou contra a SOPA. Neste momento a versão em inglês do motor de busca apresenta a frase "Tell Congress: Please don't censor the web!" logo abaixo do campo de pesquisa. Esta frase tem uma ligação para um artigo onde a Google pede aos utilizadores que se insurjam contra as propostas, indicado que as leis, se aprovadas, vão "censurar a Web e impor regulamentos prejudicais para empresas americanas."
(Fonte: Exame Informática)
Sem comentários :
Enviar um comentário