É inegável que alguns dos produtos pensados pelo génio de Steve Jobs e construídos pelas suas empresas mudaram o mundo e a vida de milhões de pessoas. Mas entre os degraus de uma carreira de sucesso, alguns patamares guardam fiascos tecnológicos ou comerciais, segundo a Associated Press.
Apple III (1981) |
O primeiro é o Apple III que, em 1981, sucedia ao Apple II. Destinava-se a utilizadores empresariais. O preço elevado e o hardware de pouca confiança garantiram que seria o IBM PC a liderar o segmento.
Apple Lisa (1983) |
O preço elevado voltou a comprometer a Apple, desta vez com o lançamento do Lisa, dois anos depois. O aparelho custava quase 10 mil dólares, e o mais barato Macintosh triunfou.
NeXT Computer (1989) |
Em 1989, o NeXT Computer assinalava o trabalho de Jobs depois de ter sido despedido da sua própria empresa. A ideia de Jobs era visionária, demasiado visionária para os dias que corriam, e cara para as massas.
Apple Puck Mouse (1998) |
Nove anos depois, o Puck Mouse – que, com o novo iMac, assinalava o regresso de Steve Jobs à Apple – perdia-se na mão dos utilizadores, que nem sempre conseguiam perceber em que sentido estava posicionado o pequeno e redondo objecto.
The Cube (2000) |
Em 2000, o The Cube ganhou prémios de design com a sua pequena caixa de plástico com um computador dentro mas, uma vez mais, o elevado preço não garantiu bons resultados nas lojas. Os críticos dizem também que não trazia grandes inovações comparado com os seus antecessores da marca da maçã.
ROKR (iTunes Phone) (2005) |
O iPhone não foi a primeira aventura da Apple no mundo dos telemóveis. No final de 2005, o ROKR – uma parceria com a Motorola Inc. – também conhecido como iTunes phone deixava os amantes de música a pensar que o iPod era muito melhor. Só podia passar 100 músicas e era difícil transferi-las do computador. Além disso, o nome enganava: não era possível descarregar músicas da loja online da marca.
Apple TV |
O ‘último falhanço’ de Steve Jobs foi referido pelo próprio como um «passatempo». Em 2007, a Apple TV permitia ligar a televisão ao computador: com um pequeno comando, o utilizador podia, na televisão, ver os filmes ou ouvir as músicas que corriam no computador. O aparelho custava 249 dólares e era difícil de usar. Além do mais, os filmes descarregados do iTunes apareciam com baixa qualidade nas televisões HD. No ano passado, a marca lançou um aparelho mais barato e melhorado, com ligação directa à internet.
Fonte: AP/SOL
Sem comentários :
Enviar um comentário