[Actualização]
Os serviços de socorro indonésios informaram hoje que se eleva a 272 o número de mortos em consequência do sismo seguido de um tsunami que na segunda-feira devastaram as remotas ilhas de Mentawai.
Ade Edward, um responsável dos serviços de gestão de desastres, precisou que o balanço atual regista também 412 desaparecidos.
A mesma fonte indicou que os helicópteros conseguiram hoje chegar ao local e que os primeiros sobrevoos das zonas mais atingidas mostraram grandes áreas ainda submersas e muitos edifícios em ruínas.
O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, encurtou uma visita de Estado ao Vietname para visitar as zonas atingidas pela catástrofe.
A Agência indonésia de gestão de desastres informou na terça-feira que uma dezena de aldeias das ilhas Mentawai foi destruída ou sofreram estragos importantes depois do sismo de segunda-feira, que registou uma magnitude de 7,7 na escala de Richter.
Os especialistas afirmaram que se terá produzido um maremoto de baixa intensidade, seguido de pelo menos duas réplicas de magnitude superior a seis graus, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos.
O arquipélago das Mentawi, a 150 quilómetros a oeste da costa de Samatra e formado por 70 ilhas, é habitado por cerca de 68 mil pessoas.
Fonte: Lusa/ionline
Sem comentários :
Enviar um comentário