Site Meter

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cinco mortos em choque em cadeia na A25 - Video

(Em actualização)

foto: PAULO NOVAIS/LUSA

O choque em cadeia de dezenas de viaturas, na A25, junto a Talhadas, Aveiro, provocou cinco mortes, entre elas a de uma criança, e pelo menos 43 feridos. Foram já extintos os fogos em nove viaturas e dois pesados. INEM descreve situação "aterradora" e prevê dezenas de vítimas.

Treze dos 43 feridos foram evacuados para várias unidades hospitalares: oito para Hospital de Santa Maria da Feira, dois para o Hospital de Águeda, dois para o Hospital Universitário de Coimbra e um ferido grave queimado para Lisboa, avança o site da Protecção Civil.

Ao Hospital de Aveiro, chegaram 25 feridos em ambulâncias vindas de várias zonas do país para colaborar na operação de salvamento. Entre os feridos, há seis crianças, três feridos graves que serão transportadas para Coimbra e feridos ligeiros. Uma das vítimas acabou por não resistir à gravidade dos ferimentos.

INEM montou um hospital de campanha no local

Os primeiros sinistrados deram entrada às 17.15 horas e, neste momento, segundo fonte do Hospital São Sebastião, em Aveiro, aguarda-se a chegada de mais dez feridos ligeiros.

Além de cuidar dos sinistrados, o hospital procura agora arranjar salas para acolher os acompanhantes das vítimas. Muitos deles são crianças.

O acidente envolve dois locais da A25 que distam entre si, cerca de um quilómetro.

Ao JN, testemunhas relataram que, ao quilómetro 45,6, as viaturas que circulavam no sentido Viseu/Aveiro, foram parando para acudir aos feridos.

Contudo, um camião Tir não conseguiu parar, alegadamente, devido ao piso molhado, encostou à berma, albalrroando 19 veículos ligeiros, dois pesados e um motociclo.

Daqui resultaram duas vítimas mortais (um adulto e uma criança) e 13 feridos.

Segundo a Lusa, a directora do serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Isabel Fonseca, disse que os feridos estão a chegar "devagar" àquela unidade, que accionou o nível 1 do plano de emergência, o que significa um reforço de meios para responder a todas as entradas.

Isabel Fonseca adiantou ainda que "já deu entrada um ferido com um traumatismo cranioencefálico e são esperados mais três nesta situação".

Os HUC receberam também "um queimado, dois feridos com fracturas para ortopedia e cinco feridos ligeiros", acrescentou.

De acordo com a responsável, os doentes estão a chegar "devagar" aos HUC porque estão a ser triados noutros hospitais de proximidade. Os casos mais graves estão a ser encaminhados para esta unidade.

Fonte do Hospital Pediátrico de Coimbra adiantou que esta unidade recebeu já uma criança politraumatizada, que se encontra estável, e que várias estão a caminho.

A fonte não adiantou, porém, o número de crianças cuja chegada está prevista àquele hospital.

No local estão duas viaturas de intervenção em catástrofe que montaram um posto médico avançado para fazer a triagem e prestar os primeiros socorros às vítimas, disse fonte do INEM, adiantando que estão também no terreno duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

Todas as cooporações de bombeiros da zona foram chamadas para o local do acidente, em Sever do Vouga, sendo que estão a ser enviadas mensagens por telemóvel para todos os profissionais da zona, em apelo geral.

De acordo com o INEM, o acidente envolveu cerca de 50 viaturas. Por sua vez, a Protecção Civil contabiliza 46 viaturas envolvidas. Nove ligeiros e dois pesados arderam.

foto: Ricardo Estudante/Globalimagens
O acidente ocorreu no sentido Aveiro/Viseu, junto ao nó de Talhadas.

No local estão 184 bombeiros e 59 viaturas além do Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Sever do Vouga e do Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Aveiro a caminho do teatro de operações.

Foram também accionados dois helicópteros configurados para evacuação aero-médica para a base aérea de Albergaria-a-Velha.

O separador central foi, entertanto, cortado, para facilitar a passagem do trânsito.

foto ricardo estudante/globalimagens

foto ricardo estudante/globalimagens



Fonte: jn.sapo


Sem comentários :