Site Meter

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Treinos do Red Bull Air Race Cancelados





A chuva e o vento forte levaram os responsáveis da Red Bull Air Race a anular os treinos previstos para as 17:00 desta sexta-feira no Porto, disse à Lusa Gonçalo Bettencourt, da organização do evento.

O mau tempo que hoje se fez sentir no Porto já tinha obrigado a organização da prova a adiar a sessão de treinos, que estava inicialmente marcada para as 12:00 e depois para as 15:00.

Gonçalo Bettencourt sublinhou que, apesar deste adiamento, a prova se realizará, sábado e domingo, sem qualquer alteração quanto ao programa previsto.

"Não é a primeira vez que acontece e certamente não será a última,", disse aquele responsável, sublinhando que as previsões meteorológicas vaticinam "condições favoráveis para sábado e um dia magnífico de sol para domingo".

Gonçalo Bettencourt frisou que "as condições meteorológicas são sempre um factor incontrolável que já levou mesmo à anulação de etapas da prova".

"Já houve mesmo a anulação de uma final, por causa de ventos de 80 km/hora, em 2005, na Inglaterra", acrescentou.

Já neste ano, houve mau tempo e chova nas corridas de Londres e Roterdão.

O Instituto de Meteorologia prevê para sábado céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, bem como aguaceiros, em especial até ao final da manhã.

O vento deverá soprar fraco a moderado (10 a 25 quilómetros/hora).

Para domingo, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas.

A Red Bull Air Race, considerada a Fórmula 1 dos céus, atraiu na edição de 2007 cerca de 600 mil pessoas às margens do rio Douro, naquela que foi a primeira vez que a prova teve lugar no Porto.


Red Bull Air Race @ Porto 2008





Porto e Gaia
Dias 4 e 5: Treinos
Dia 6 de Setembro: Qualificações
Dia 7 de Setembro: Prova


“Após o sucesso da primeira edição da etapa lusa da Red Bull Air Race World Series, o campeonato mundial regressa a Portugal nos dias 6 e 7 de Setembro para mais uma vez deixar toda a gente a olhar para o céu.
Um total de 850 mil pessoas, marcaram presença na edição 2007 da etapa portuguesa da Red Bull Air Race World Series.
Um recorde em termos de presença de público numa qualificação (250 mil) do circuito e uma marca impressionante no dia da prova, que com 600 mil pessoas presentes nas margens do Douro, se transformou no maior evento desportivo de um só dia alguma vez organizado em Portugal.
Mais uma vez as entradas para esta etapa serão gratuitas, excepto no caso do Race Club e do High Flyer’s Lounge, as duas zonas VIP do evento.
O Queimódromo no parque da cidade, voltará a albergar o aeroporto temporário da prova. O local que servirá de base aos pilotos antes e depois dos voos e onde o público poderá, tal como aconteceu em 2007, ter a oportunidade de ver de perto os aviões e contactar com os pilotos, em momentos definidos para isso.
O aviation expert para Portugal, continuará a ser o piloto português Luís Garção.
“O nosso objectivo enquanto organizadores é proporcionar eventos cada vez mais espectaculares e competitivos e a nova fórmula da Red Bull Air Race [ onde o público terá a oportunidade de ver todos os pilotos a correrem no dia da corrida] é sem dúvida uma mais valia”, garante Pedro Silva Nunes, director-geral da Red Bull Portugal.
E, precisamente, porque este é um evento que leva o nome de Portugal a todo o mundo, o Governo empenhou-se na sua manutenção. “É um evento fantástico para a promoção do país e o Governo trabalhou muito no sentido de garantir a sua permanência em Portugal”, assegura Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações.
Depois da vitória de Steve Jones, que em Portugal conseguiu o seu primeiro triunfo da época passada veremos qual dos 12 pilotos que corre o campeonato, com um total de nove provas, brilhará no céu português.
Recorde-se que durante a corrida os pilotos chegam a voar a velocidades de 400km/h, enfrentando forças de mais de 10G, enquanto cumprem um percurso de slalom, a baixa altitude, entre vários pórticos insufláveis.
A Red Bull Air Race World Series registou em 2007 um total de 4,7 milhões de pessoas a assistir ao vivo às dez corridas do calendário, número ao qual se juntaram os 400 milhões que acompanharam pela televisão.”

http://redbullairraceportugal.com/