Site Meter

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

[Etapa 10] Rúben Faria em terceiro na 10ª etapa

Rúben Faria (KTM) foi hoje o melhor português em prova, ao terminar na terceira posição, a 13m22s do vencedor, Marc Coma (KTM). O espanhol percorreu os 176 quilómetros de especial em 03h06m35s, e conseguiu afastar-se de Cyril Després (KTM), o seu maior adversário na classificação geral. Depois de liderar grande parte da etapa, Hélder Rodrigues perdeu o primeiro lugar na fase final.


Disputou-se hoje a maior etapa desta edição do Dakar, com 862 quilómetros entre Copiapo e Chilecito, e que marcou o regresso à Argentina.

Depois do infortúnio de ontem, quando se perdeu e acabou por ficar sem combustível na sua mota, Hélder Rodrigues voltou hoje a ter azar na fase final da etapa e acabou por terminar o dia a quase trinta minutos do vencedor, na 10ª posição.

O espanhol Marc Coma foi o grande vencedor de hoje, e conseguiu assim afastar-se de Després, segundo, a quase dez minutos. O francês perdeu bastante tempo ao seguir Verhoeven (BMW), Holanda, na direcção errada, mas acabou por recuperar na tirada final da especial. Ainda assim, Coma está agora mais perto de alcançar o primeiro lugar da prova, com Després a mais de 18 minutos.

Rúben Faria está agora a apenas 5 minutos de Hélder Rodrigues na classificação geral, e a pouco mais de 45 do chileno Lopez Contardo (Aprilia), que ocupa o último lugar do pódio. "Chileco" Lopez terminou hoje na quinta posição, a mais de 20 minutos de Coma.

Nos carros, a vitória foi para Giniel De Villiers (VW), que aproveitou da melhor maneira um erro de navegação de Al-Attiyah e um problema mecânico de Stephane Peterhansel (BMW). O piloto sul-africano completou os 176 quilómetros da especial em 02h53m15s, menos 4m23s que o polaco Krzysztof Holowczyc (BMW). Peterhansel foi terceiro a quase seis minutos, com Al-Attiyah e Carlos Sainz a ocuparem o quarto e quinto lugar respectivamente. O piloto espanhol, vencedor no ano passado, está agora a 12m37s da liderança, ocupada pelo homem do Qatar.

Leal dos Santos (BMW) fez hoje uma boa prova, e terminou no sexto posto, a 30m51s do primeiro, o que lhe permitiu subir um lugar na classificação geral. O piloto portugués é agora sexto, a 05h48m25s de Al-Attiyah.

Fonte: RTP


Sem comentários :